ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Prorrogadas até 30 de julho as inscrições para o Exame de Formação Médica

O Enamed é obrigatório para concluintes de graduação em Medicina em 2025

Por Inara Silva | 19/07/2025 13:50
Prorrogadas até 30 de julho as inscrições para o Exame de Formação Médica
Novos médicos passam pelo exame pela primeira vez no Brasil (Foto: Agência Brasil)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) prorrogou o prazo de inscrições para o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica). Os interessados têm agora até o dia 30 de julho para se inscreverem, bem como para solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estendeu o prazo de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) até 30 de julho. A prova, marcada para 19 de outubro, avaliará competências em diversas áreas médicas.O exame é obrigatório para concluintes de Medicina inscritos no Enade e opcional para candidatos interessados em processos seletivos de residência médica. Entre seus objetivos está a verificação das competências dos formandos e o aprimoramento dos cursos de medicina no país.

As inscrições para a primeira edição do exame devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Enamed (https://enamed.inep.gov.br/enamed/). A prova está agendada para o dia 19 de outubro e abordará conteúdos, habilidades e competências das áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.

O Enamed, que teve início em 2025, é obrigatório para concluintes de graduação em Medicina habilitados e inscritos no Enade. Outros interessados podem participar voluntariamente para utilizar os resultados em processos seletivos de especialidades médicas de acesso direto do Enare (Exame Nacional de Residência).

Entre os objetivos do Enamed, segundo o MEC, estão a verificação da aquisição de competências e habilidades pelos concluintes, o fornecimento de subsídios para o aprimoramento dos cursos de medicina, a unificação da avaliação do Enade e da prova teórica do Enare, e a garantia de que futuros médicos estejam aptos a atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos siga no Google Notícias