Secretaria diz que 85% dos alunos foram designados para escola de preferência
Ao todo, são 200 mil vagas distribuídas em 352 escolas de Mato Grosso do Sul
O sistema de matrícula da rede de ensino em Mato Grosso do Sul colocou 85% dos novos alunos diretamente na escola escolhida como primeira opção pelas famílias, entre as três unidades indicadas no pedido de vaga. O dado resume o resultado da etapa inicial da Matrícula Digital, aberta nesta semana.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O sistema de matrícula da rede de ensino de Mato Grosso do Sul alcançou 85% de eficiência na alocação de novos alunos em suas primeiras opções de escola. O processo, que disponibiliza 200 mil vagas em 352 unidades escolares, começou em 5 de fevereiro e segue até o dia 9. Os estudantes designados devem confirmar a matrícula virtualmente pelo site www.matriculadigital.ms.gov.br ou presencialmente na escola indicada. O calendário letivo prevê o retorno dos profissionais em 2 de fevereiro para a Jornada Formativa, com início das aulas em 9 de fevereiro.
No fim de semana, teve até fila de pais na Escola Estadual Maria de Lourdes Widal Roma, no Bairro Moreninha para garantir o turno de preferência dos filhos. A SED (Secretaria Estadual de Educação) havia informado que não seria necessário, já que o procedimento pode ser feito online.
- Leia Também
- Escola faz lista e libera 92 pais de dormirem na fila para escolher turno
- Famílias fazem fila para tentar garantir melhor turno em escola das Moreninhas
As matrículas começaram na segunda-feira (5) e seguem até sexta (9). Ao todo, são 200 mil vagas distribuídas em 352 escolas de Mato Grosso do Sul.
Quem foi designado nesta primeira fase precisa agora efetivar a matrícula, de forma virtual, pelo site www.matriculadigital.ms.gov.br, ou presencialmente, na própria escola indicada.
Ainda nesta semana ocorre a segunda etapa de pré-matrículas, voltada a quem perdeu o prazo inicial. Nesse caso, o procedimento é 100% online, também pelo portal da Matrícula Digital.
O secretário Hélio Daher atribui o resultado ao planejamento antecipado. Segundo ele, o calendário começou em 3 de novembro do ano passado e incluiu desde a confirmação de permanência de alunos antigos até a abertura de vagas para novos estudantes.
“Todo esse processo foi feito de forma virtual, sem filas e com agilidade. Isso só foi possível graças ao planejamento da oferta de vagas ao longo do ano”, afirmou.
Atendimento - Em caso de dúvidas, o atendimento telefônico funciona pelo 0800-647-0028 (fixo) ou 3314-1212 (celular). Outros contatos estão disponíveis no site da Matrícula Digital, mantido pela SED – Secretaria de Estado de Educação.
Em Campo Grande, o atendimento presencial ocorre na Central de Matrículas, na Rua Joaquim Murtinho, 2612, Itanhangá Park, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. No interior, a orientação é procurar a escola estadual mais próxima.
Volta - Pelo calendário da Rede Estadual de Ensino, os profissionais retornam no dia 2 de fevereiro, para a Jornada Formativa. As aulas começam em 9 de fevereiro.


