ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Teve covid ou sintomas na véspera do Enem? Saiba o que fazer

Pedido de reaplicação deverá conter uma série de documentos, inclusive confirmando a doença e será analisado .

Mirian Machado | 15/01/2021 16:01
Prova do Enem 2019 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Prova do Enem 2019 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Em Mato Grosso do Sul há 82.600 inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas presenciais e digitais serão feitas nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Caso o participante tenha covid-19 ou sintomas da doença tanto no dia da prova (próximo domingo) quanto na véspera, o mesmo não deverá comparecer e poderá pedir a reaplicação do exame.

Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), nesse caso o candidato deve registrar o ocorrido na Página do Participante e entrar em contato na central de atendimento do órgão pelo 0800 616161 e relatar a situação para que seja analisada. O resultado seja aprovado ou negado também será informado pela Página do Participante.

Para fazer o pedido de reaplicação do exame (nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021), o aluno deverá inserir obrigatoriamente um documento legível que comprove a situação. Além do nome completo, deve conter diagnóstico com descrição da condição, o código referente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), a assinatura e identificação do profissional juntamente com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente e a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Além da covid ao menos outras 12 doenças infectocontagiosas também terão esse procedimento como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Ainda segundo o Inep, entre as medidas implementadas para o Enem 2020, estão a disponibilização de álcool em gel nas salas e a obrigatoriedade do uso de proteção facial durante a prova. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.

As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.

Nos siga no Google Notícias