ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

UFMS abre curso gratuito de atendimento a alunos com deficiência

As inscrições são gratuitas e as vagas destinadas a professores da rede pública de ensino

Ana Paula Chuva | 29/11/2021 13:45
Cidade Universitária da UFMS em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Cidade Universitária da UFMS em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) oferta 500 vagas em curso de aperfeiçoamento no atendimento de alunos com deficiência. As aulas são destinadas a professores da rede pública e as inscrições podem ser feitas de 6 a 10 de dezembro.

A oferta do curso é uma parceria entre a Faculdade de Educação e a Semesp (Secretaria de Modalidades Especializadas) do MEC, com objetivo de investir na formação de profissionais que atuam tanto na gestão da educação infantil quanto na prática pedagógica com crianças de 0 a 5 anos.

“O projeto vem ao encontro da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Básica, que revela uma proposta de uma escola inclusiva e principalmente, possibilita a formação continuada dos professores das redes públicas”, disse a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva.

Ao todo, são 180 horas de atividades com previsão de aulas entre dezembro de 2021 e julho de 2022. O curso é dividido em cinco módulos com a participação de professores especializados nas áreas da Educação Especial e da Educação Infantil.

Entre os assuntos abordados estão fundamentos e princípios da Educação Infantil com ênfase na inclusão; planejamento cotidiano e a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

“Na perspectiva de verificar a questão da alfabetização e letramento, artes, educação matemática e educação lúdica, entre outras, aplicadas à Educação Especial, ou seja, no que diz respeito à deficiência visual, deficiência auditiva, surdez e surdocegueira, altas habilidades e superdotação e transtornos globais do desenvolvimento”, afirmou Milene.

A seleção será feita por ordem de inscrições e a o resultado deve ser divulgado em 13 de dezembro com início das aulas no dia 17. O edital pode ser conferido clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias