UFMS abre mil vagas para curso de aperfeiçoamento em educação
Inscrições terão início na quinta-feira (15); curso é resultado de parceria entre a instituição e o MEC
As inscrições para o curso de aperfeiçoamento voltado para a formação de professores que atuam na educação infantil ou no ensino fundamental, com foco na educação especial, terão início na quinta-feira (15). O curso será ofertado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por meio do MEC (Ministério da Educação).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
As inscrições para o curso de aperfeiçoamento voltado à formação de professores da educação infantil e do ensino fundamental, com foco na educação especial, começam na quinta-feira, 15 de maio, e vão até 23 de maio. Ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o curso disponibiliza mil vagas e terá carga horária de 180 horas, com aulas iniciando em 4 de junho. Dividido em seis módulos, o curso abordará temas como marcos legais da Educação Especial, gestão escolar e Atendimento Educacional Especializado. A diretora da Faed, Milene Bartolomei, destaca que o objetivo é garantir formação continuada para gestores e educadores, promovendo práticas inclusivas nas escolas. A seleção dos inscritos será feita por ordem de inscrição, priorizando profissionais de instituições públicas do estado.
São oferecidas mil vagas para o curso, com carga horária de 180 horas. A previsão é que as aulas comecem no dia 4 de junho e, em todos os módulos, haverá palestras online e atividades a serem cumpridas.
O curso é dividido em seis módulos, são eles: marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; gestão escolar: diversidade, acessibilidade e direitos humanos; gestão escolar e acessibilidade; Atendimento Educacional Especializado: construção coletiva e participativa; Sala de Recursos Multifuncionais: financiamento, adesão e gestão de recursos; e o Projeto Político Pedagógico, participação e aprendizagem.
A diretora da Faed, Milene Bartolomei, afirma que o objetivo do curso é oferecer formação continuada para os profissionais, buscando estratégias e práticas que atendam à diversidade presente nas escolas, garantindo a permanência equitativa e inclusiva dos alunos da educação especial. “O curso busca assegurar a formação continuada desses gestores, que podem ser coordenadores, diretores e toda a equipe da Educação Básica. Ele oportuniza a construção de conhecimentos essenciais para a área da educação especial, garantindo uma prática mais equitativa”, destaca.
Inscrições - Os interessados poderão se inscrever entre os dias 15 e 23 de maio, por meio do link: https://faed.ufms.br/inscricao-de-cursistas-aperfgestores-edespecial/
A seleção dos inscritos será feita pela ordem de inscrição, respeitando a seguinte ordem de prioridade: pessoas em cargos de gestão em instituições públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, docentes de instituições públicas no estado de Mato Grosso do Sul; gestores e docentes de instituições públicas de outros estados; gestores e docentes de instituições privadas; e outros profissionais da educação que não se enquadrem nos critérios anteriores.
O edital está disponível no link https://faed.ufms.br/editais/
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.