ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

UFMS abre vagas para receber refugiados e estudantes de fora

Inscrições vão até dia 7 de janeiro e são destinadas aos 86 cursos distribuídos pelos campus no Estado

Por Natália Olliver | 09/12/2023 13:56
Estudante caminha pelo corredor central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Estudante caminha pelo corredor central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu vagas para transferência externa de refugiados e estudantes. Os interessados têm até o dia 7 de janeiro para fazer a inscrição pelo site. As oportunidades são destinadas aos 86 cursos distribuídos por todos os campus do Estado. O ingresso será no primeiro semestre de 2024. Confira o link no final da matéria.

De acordo com a instituição, a ocupação das vagas será feita primeiro para estudantes de outras universidades que desejam ingressar na Federal. As vagas não preenchidas nesta primeira etapa serão destinadas aos estrangeiros e, depois, aos candidatos portadores de diploma.

Os refugiados devem apresentar documentação que comprove a situação de vulnerabilidade humanitária. Além disso, deve apresentar a pontuação obtida no  Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado entre 2019 e 2023. Já os portadores de diploma devem apresentar o documento ou certificado de conclusão do curso e histórico escolar.

Os interessados na transferência externa também precisam comprovar vínculo com a instituição de origem no segundo semestre de 2023, por meio de um atestado ou declaração, e apresentar o histórico escolar.

A seleção será feita por conferência das informações e dos documentos anexados no momento da inscrição.

Cristiano Costa Argemon Vieira, pró-reitor de Graduação, ressalta que o processo seletivo de é mais uma oportunidade para a graduação.

“Os jovens podem optar por um curso presencial ou também por um curso na modalidade a distância. Isto é, podem escolher o curso e a modalidade que melhor se adaptam às suas expectativas de uma carreira e às atividades do seu dia a dia. Atualmente, muitos jovens precisam conciliar trabalho com estudo, neste caso, podem optar por um curso na modalidade a distância ou então um curso presencial desenvolvido no período noturno”, observou.

Inscrições podem ser feitas neste link.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias