ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

UFMS ressalta "sigilo" e "privacidade" de votação eletrônica para reitor

Além de representantes da instituição, processo é acompanhado pelo MPF e Polícia Federal

Adriano Fernandes | 17/07/2020 19:38
Corredor central da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). (Foto: Henrique Kawaminami)
Corredor central da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). (Foto: Henrique Kawaminami)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) informou que o sistema de votação eletrônico utilizado na eleição para reitor da instituição, que ocorre nesta sexta-feira (17) segue todas as normas de segurança e  idoneidade do processo.

Devido à pandemia do novo coronavírus a eleição está sendo realizada pelo site www.votacao.ufms.br e é chefiado pela Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação), que é subordinada à reitoria de Marcelo Turine, candidato à reeleição.

A situação gerou críticas de entidades que representam os docentes e acadêmicos da universidade, quanto ao sigilo do voto e imparcialidade da apuração. Em nota a instituição ressaltou que o sistema foi aprovado pelo Colégio Eleitoral da Universidade e possui como características o “sigilo, a privacidade, a rastreabilidade, a integridade dos dados”.

O Colégio Eleitor Eleitoral é composto pelos integrantes dos Conselhos Superiores da Instituição e dentre as normas aprovadas estava justamente a coordenação do processo pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“Além disso, para assegurar a idoneidade, a lisura e a legalidade, o processo tem o acompanhamento de representantes de entidades externas à UFMS, como o Ministério Público Federal e Polícia Federal e de outros órgãos federais”, completa.

A universidade também destacou que a votação segue as orientações do Plano de Biossegurança da Instituição, imposto em decorrência da pandemia.

 “Várias Universidades Federais em que o mandato de seus reitores vence em 2020 adotaram a consulta remota com o uso de votação eletrônica por meio da Internet, proporcionando que todos os servidores e estudantes possam votar, mesmo em suas residências, afastados ou em outros países”, concluiu o posicionamento.

Pleito – A votação para reitor da UFMS se encerra logo mais às 21h. A eleição conta com 28.032 e está sendo disputada por quatro chapas. Os mais votados formarão uma lista tríplice, que será encaminhada para o Ministério da Educação, a quem cabe nomear o novo gestor. A apuração dos votos será realizada ao vivo através deste link.

Nos siga no Google Notícias