ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

UFMS sofre ataque cibernético e alunos ficam sem acesso ao sistema

Alunos não conseguem acessar portais de matrícula e ambiente virtual de ensino; instituição está sem internet

Por Idaicy Solano | 25/09/2023 09:08
Aluna tentou acessar sistema pelo computador e pelo celular, mas sites estão fora do ar (Foto: Idaicy Solano)
Aluna tentou acessar sistema pelo computador e pelo celular, mas sites estão fora do ar (Foto: Idaicy Solano)

A UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) sofreu um ataque cibernético na madrugada de domingo. Por segurança, todos os sistemas computacionais e serviços digitais foram retirados do ar. Os alunos da instituição amanheceram nesta segunda-feira (25) letiva sem acesso aos portais de matrícula, ambiente virtual de aprendizado e aos sites institucionais.

Conforme nota emitida pela universidade, por meio da Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação), na madrugada de ontem foi identificado um possível incidente de segurança nos servidores que armazenam os sistemas institucionais e as senhas das contas de e-mails e drives institucionais.

"A Agetic trabalha para viabilizar a restauração dos sistemas e serviços de tecnologia com segurança e confiabilidade, além dos dados e documentos de toda a Comunidade Universitária", diz a nota divulgadas nas redes sociais da universidade. A previsão de normalizar o acesso é de 72 horas, a partir das possíveis invasões.

A universidade acionou o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal e o incidente foi comunicado à Polícia Federal e à Procuradoria Federal, junto à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, conforme previsto no Plano de Contingência da UFMS.

Ainda na manhã desta segunda-feira, foi relatado em grupos de Whatsapp da universidade que os alunos estão sem acesso à internet no bloco de Jornalismo e na Biblioteca Central.

Por meio de nota, a universidade informou que o "incidente cibernético" ocorreu na madrugada deste domingo. "Não houve interrupção de aulas, que seguem normalmente. Será instaurada investigação sobre o ato criminoso no âmbito federal. A UFMS já comunicou o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal, a Polícia Federal e a Procuradoria Federal", diz nota enviada para o Campo Grande News.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias