ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Educação e Tecnologia

Último dia da Reunião da SBPC tem programação especial para família

Com entrada gratuita, programação deste sábado (27) tem imersão tecnológica e científica para todas as idades ao longo do dia

Ronie Cruz | 27/07/2019 07:12
Estandes incluem realidade virtual, cinema 3D e até geração de energia de baixa intensidade com as mãos (Foto: Ronie Cruz)
Estandes incluem realidade virtual, cinema 3D e até geração de energia de baixa intensidade com as mãos (Foto: Ronie Cruz)

Pessoas de todas as idades podem explorar o universo da 71ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) no último dia de evento na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande. O Dia da Família na Ciência neste sábado (27) com atividades interativas de ciência e tecnologia nas tendas da SBPC Jovem e ExpoT&C.

Os olhos de quem passa pelo núcleo do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) chega brilham com tanta novidade nos estantes. Sobra curiosidade e falta tempo de quem vai com pressa descobrir o que há de novo no meio científico brasileiro.

Nos estandes da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), por exemplo, é possível mergulhar em uma imersão por meio de realidade virtual ou na exibição do mini cinema 3D com nove lugares sobre os benefícios da energia nuclear.

“Porque normalmente quando se fala em energia nuclear as pessoas pensam de forma negativa e a gente explica o que é, como funciona e os benefícios dela para as pessoas”, contou a carioca e técnica em radioproteção Mônica Vianna. A melhor parte, segundo ela, é que adultos e crianças aprendem enquanto interagem no espaço.

Sandra e os sobrinhos no mini cinema 3D sobre energia nuclear (Foto: Ronie Cruz)
Sandra e os sobrinhos no mini cinema 3D sobre energia nuclear (Foto: Ronie Cruz)

Os sobrinhos da Sandra Valencio ficaram de olhos grudados na telinha com óculos 3D. “É uma experiência bem bacana. Se todos pudessem vir ver os projetos acho ótimo para aprimorar o conhecimento das crianças porque são coisas que não tem na escola”, disse Sandra. “A gente viu o fóssil do jacaré e agora eles querem ver a lua no centro de astronomia”, completou.

Não há quem resista àquela passadinha em cada estante. No espaço do Museu Goeldi a réplica da cabeça gigante de um jacaré pré-histórico que viveu há milhares de anos na Floresta Amazônica chama a atenção. O aposentado Breno Veríssimo Gomes, 65, levou os dois netos de quatro e um ano para descobrirem a arqueologia. Enterrada superficialmente em uma caixa de areia, a réplica de um esqueleto humano prendeu a curiosidade do mais velho.

Breno e o neto Mateus de 4 anos se divertiram com a escavação de uma réplica de esqueleto humano (Foto: Ronie Cruz)
Breno e o neto Mateus de 4 anos se divertiram com a escavação de uma réplica de esqueleto humano (Foto: Ronie Cruz)

“O Matheus adora ver vídeos da evolução do homem no YouTube. Ele veio falando no caminho sobre o homem habilis o herectus e daí paramos aqui. Mas isso daqui é muito bom para eles”, disse o avô enquanto o neto usava pincéis para escavar o esqueleto.

Tocar em tudo que vê é o que crianças da idade do Mateus adoram fazer no evento. E tem lugar de sobra para explorar esse mundo com as mãos. O Noah de 3 anos ficou encantado com a exposição da Energisa. O espaço inclui uma mesa com duas chapas de zinco e cobre que geram energia de baixa intensidade num processo químico provocado pelo suor das mãos quando são colocadas sobre as duas superfícies.

“Tudo que ele pode tocar ele adora. Eu sou acadêmica de medicina aqui e estava vindo sozinha, mas percebi que é um lugar que dava para trazê-lo. E é um lugar que dá para ficar o dia todo porque tem lugar para lanchar”, comentou a mãe de Noah, Fabíola Yonamine,
28.

No último dia da feira, os visitantes podem aproveitar ainda para assistir a final do torneio de games na Arena Games do Sebrae e o desfile de cosplays, além de visitar outros estandes variados dentro da universidade. O Dia da Família na Ciência neste sábado (17) tem entrada franca para todas as idades.

Arena de games do Sebrae terá final de torneio e desfile de cosplays neste sábado (Foto: Henrique Kawaminami)
Arena de games do Sebrae terá final de torneio e desfile de cosplays neste sábado (Foto: Henrique Kawaminami)
Nos siga no Google Notícias