ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Universidades esperam autorização, mas algumas já planejam retorno em 3 fases

Aulas presenciais estão suspensas desde o final de março nas instituições de ensino superior da Capital

Tainá Jara | 02/09/2020 17:51
A UFMS anunciou segunda semestre em formato remoto (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
A UFMS anunciou segunda semestre em formato remoto (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

As principais instituições de ensino superior de Campo Grande ainda esperam autorização para retomar as aulas presenciais, mas algumas já possuem plano de retomada divido em 4 fases. Formato remoto foi adotado pelas universidades desde o final de março, para evitar aglomeração e controlar a disseminação do novo coronavírus.

Apesar de não haver suspensão do calendário acadêmico, as instituições tiveram que se adequar para oferecer o conteúdo de forma remota. Até mesmo a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) manteve as aulas, enquanto a maioria das federais do País optaram por mantê-las suspensas, para serem repostas posteriormente, e evitar prejuízo ao aprendizado.

A instituição chegou a iniciar estudos para elaboração de plano de biossegurança para retorno das aulas, mas o deixou na gaveta. Aproximadamente 22 mil estudantes dos cursos de graduação presencial e da EAD (Educação a Distância) retomaram no dia 17 de agosto, as atividades acadêmicas do segundo semestre letivo de 2020.

Permanece seguindo as recomendações dos órgãos sanitários do Estado e do município, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Conforme a instituição, neste momento, as aulas práticas e presenciais não devem ser retomadas e seguem de forma remota.

 “Para garantir que a qualidade do ensino fosse mantida, a Instituição fez um investimento significativo em plataforma streaming para transmissão de eventos on-line, na estruturação dos estágios remotos e aulas práticas, inclusive com a aquisição de plataformas de laboratórios virtuais para que o estudo se torne ainda mais efetivo”, afirmou a reitoria, em nota.

A universidade Estácio de Sá afirmou que não tem previsão para o retorno das aulas presenciais na Unidade, mas já tem planos de adequação do calendário acadêmico. Também já possui planejamento estruturado, com uma série de medidas preventivas, para garantir a segurança e a saúde de alunos e professores no retorno das aulas presenciais

“Com espaços redesenhados, com maior distanciamento entre as carteiras e dispensadores de álcool em gel, além de sinalizadores com orientações sanitárias. A equipe de limpeza será reforçada, garantindo a higienização de espaços comuns e o uso de equipamentos de segurança será obrigatório”, garantiram.

A Unigran (Centro Universitário Unigran Capital) também já tem projeto de biossegurança e fez todas as adequações estruturais, de procedimentos e de capacitação para garantir a segurança dos seus colaboradores, professores e acadêmicos, atendendo, assim, os protocolos das autoridades de saúde. Aguarda apenas autorização para retomar as presenciais, pois as remotas continuam sendo oferecidas.

Uniderp já tem plano de reabertura em 3 fases (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Uniderp já tem plano de reabertura em 3 fases (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Fases - A equipe da Uniderp ressalta que a prioridade é a preservação da saúde, porém iniciou trabalho de pesquisa, conduzido pelo nosso Comitê de Gestão da Crise para estruturar a abertura gradual das unidades. A chamada retomada consciente acontecerá em ondas, respeitando os estágios da pandemia e os decretos das autoridades locais.

A fase 1 prevê retomada parcial com alto nível de restrições e protocolos de segurança. Na fase 2, haverá retomada moderada de atividades presenciais e manutenção dos protocolos de segurança. Na terceira fase, o retorno será nos padrões normais, apenas com cuidados preventivos e ajustes de rotinas.

Além das três fases, o plano foi estruturado em 4 frentes de atuação: protocolos e aplicações; plano de comunicação; retomada acadêmica e retomada administrativa, que visam contribuir com a reabertura das unidades de maneira segura e organizada.

Durante esse período, todos os professores seguem ministrando as suas aulas online, ao vivo, para manter a rotina acadêmica. Os docentes seguem utilizando a mesma estrutura das aulas presenciais de forma remota para que não haja qualquer prejuízo ao currículo e calendário escolar, conforme estabelece portaria do Ministério da Educação.

Conforme a Uniderp, a fase em 1 de retorno já está sendo preparada com a retomada dos estágios dos cursos de saúde, bem como, do funcionamento de suas clínicas de saúde, além disso, informa que os estágios externos do curso de Enfermagem estão em andamento nas unidades básicas de saúde, conforme liberação municipal.


Nos siga no Google Notícias