ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Vai fazer o Enem? Portal nacional divulga apostas para tema da redação

Provas estão previstas para ocorrer nos dias 03 e 10 de novembro, em dois domingos consecutivos

Por Mylena Fraiha | 30/03/2024 09:09
Alunos de cursinho de Campo Grande treinando redação para se sair bem no Enem (Foto: Arquivo/Alex Machado)
Alunos de cursinho de Campo Grande treinando redação para se sair bem no Enem (Foto: Arquivo/Alex Machado)

Com sete meses de antecedência para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, o tema da redação já é motivo de especulações. Na última sexta-feira (29), o Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para a prova, agendada para o dia 3 de novembro de 2024.

Entre os temas levantados pelo portal, destacam-se questões contemporâneas como Influenciadores Digitais, Inteligência Artificial, Distúrbios Alimentares, Direitos Educacionais no Brasil, Lixo Eletrônico, Regulamentação do Uber no Brasil, Doenças Associadas ao Sexo Desprotegido, Insegurança Hídrica, Psiquiatria Cosmética, Etarismo, Xenofobia, Invasão de Privacidade, Cultura do Cancelamento, Acesso à Internet, Tribunal da Internet, Violência Escolar, Vacinação no Brasil, Envelhecimento no Brasil, Inclusão de Autistas no Mercado de Trabalho e Homofobia.

Na edição anterior, o Portal Nacional da Educação acertou pela oitava vez consecutiva o eixo temático da prova de redação do Enem 2023. O tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do [trabalho de cuidado] realizado pela mulher no Brasil" e 60 pessoas receberam a nota mil. A nota mínima atribuída foi 40.

O Enem 2023 foi realizado no dia 5 de novembro, um domingo, e contou com a participação de mais de 3 milhões de candidatos inscritos em todo o território nacional brasileiro.

Sobre o Enem 2024, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o MEC (Ministério da Educação) ainda não divulgaram o edital com as normativas e o cronograma oficial. No entanto, as provas estão previstas para ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos, conforme tradição do exame.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias