ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 19º

Enquetes

68% dos leitores dizem que não se engajaram em defesa de candidato

Eleitor de MS voltará às urnas no fim do mês para escolha do presidente da República

Por Gabriel Neris | 05/10/2026 05:41
68% dos leitores dizem que não se engajaram em defesa de candidato
Cabo eleitoral em dia de bandeiraço no Centro de Campo Grande (Foto: Osmar Veiga)

A maioria dos leitores do Campo Grande News que participou da enquete deste domingo (4) afirmou que passou pela campanha eleitoral sem se engajar na defesa de candidatos. Conforme o resultado, 68% responderam “não” à pergunta “Você se engajou em defesa de algum candidato nestas eleições?”. Outros 32% disseram que sim.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Enquete do Campo Grande News mostrou que 68% dos leitores não se engajaram na defesa de candidatos nestas eleições, enquanto 32% disseram que sim. O levantamento não tem caráter científico. Em Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP) foi reeleito governador no primeiro turno, com 67,07% dos votos válidos. Reinaldo Azambuja e Capitão Contar, ambos do PL, conquistaram as vagas no Senado. O eleitor voltará às urnas em 25 de outubro, apenas para escolher o presidente entre Lula e Flávio Bolsonaro.

A enquete não tem caráter científico e representa apenas as respostas dos leitores que decidiram participar. A pergunta foi feita justamente no dia em que os eleitores foram às urnas para o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026.

Em Mato Grosso do Sul, as principais disputas terminaram no próprio domingo. Eduardo Riedel (PP) foi reeleito governador no primeiro turno. Com a totalização praticamente concluída, ele alcançou 67,07% dos votos válidos e venceu nos 79 municípios do Estado.

As duas vagas de Mato Grosso do Sul no Senado também foram preenchidas. Reinaldo Azambuja (PL) terminou em primeiro, com 764.682 votos, enquanto Capitão Contar (PL) recebeu 746.580 e ficou com a segunda cadeira. Os mandatos começam em 2027 e terão duração de oito anos.

Também foram definidos os oito deputados federais e os 24 deputados estaduais que representarão Mato Grosso do Sul a partir de 2027. Na Assembleia Legislativa, 16 parlamentares conseguiram a reeleição e oito novos nomes conquistaram mandato, uma renovação de um terço das cadeiras.

Eleitor de MS volta às urnas para presidente

Para o eleitor sul-mato-grossense, porém, a eleição ainda não acabou. A disputa pela Presidência da República não foi definida no primeiro turno. Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) avançaram para o segundo turno, marcado para 25 de outubro.

Como Riedel garantiu a reeleição no primeiro turno e as disputas para Senado e para os cargos proporcionais não têm segundo turno, em Mato Grosso do Sul o eleitor voltará à urna para fazer apenas uma escolha: presidente da República.

O primeiro turno também terminou com 23,88% de abstenção em Mato Grosso do Sul. Dos 2.021.869 eleitores considerados aptos na totalização, 482.860 não compareceram às urnas.