ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

Estudantes da rede particular devem pagar para usar o transporte coletivo?

Capital discute revisão de preços e gratuidade do ônibus

Guilherme Correia | 14/01/2022 08:59
Passageiros entram em ônibus em ponto de integração na Avenida Afonso Pena. (Foto: Henrique Kawaminami)
Passageiros entram em ônibus em ponto de integração na Avenida Afonso Pena. (Foto: Henrique Kawaminami)

Enquete desta sexta-feira (14) pergunta aos leitores do Campo Grande News se avaliam que estudantes da rede particular de ensino devem pagar para usar o transporte coletivo. Para responder, basta apenas votar com sim ou não ao final desta matéria ou na capa do jornal.

O acesso a educação é garantido pela Constituição Federal, sendo direito de todos e dever do Estado e da família a promoção e incentivo, de forma a visar "o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

O primeiro inciso do artigo 205 diz que deverá haver o princípio de "igualdade de condições para o acesso e permanência na escola".

O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), disse nesta quarta-feira (12) ao Campo Grande News que a gratuidade no transporte coletivo para estudantes da rede privada de ensino será revista.

Segundo ele, comissão analisará cada caso: "se o estudante tem bolsa ou Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], ele precisa da gratuidade. Agora, se ele estuda em uma universidade e paga a mensalidade, então, ele tem condições de pagar seu passe”, afirmou.

O prefeito ressalta que, das 240 mil viagens mensais de estudantes, 20% são de estudantes da rede privada e 14% são da rede federal. “Todos eles merecem, mas a União também tem de ajudar”, ponderou.

Há quase três décadas em vigência na Capital, a lei que permite transporte de alunos não evidencia de qual fonte de recursos haverá subsídio. Atualmente, o cliente que paga arca com os custos da gratuidade.

Enquete

Estudantes da rede particular de ensino devem pagar para usar o transporte coletivo?

Sim

31%

Não

69%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias