ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 34º

Enquetes

O que você faz ao se deparar com um morador de rua? Participe da enquete

Vote na enquete e opine sobre o tema nas redes sociais do Campo Grande News.

Por Gabriel Neris | 04/09/2025 07:29
O que você faz ao se deparar com um morador de rua? Participe da enquete
Rapaz anda pelo lixo em bairro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Quando vê uma pessoa em situação de rua, você costuma ajudar com comida ou dinheiro, acionar a assistência social ou simplesmente não interferir? Participe votando abaixo e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A presença de moradores de rua em Mato Grosso do Sul tem gerado diferentes reações da população, desde atos de solidariedade até casos de violência extrema. Em Três Lagoas e Água Clara, pessoas em situação de rua foram vítimas de agressões, com um caso resultando em morte.Em Campo Grande, a ausência de um censo atualizado dificulta o mapeamento dessa população, que tem crescido principalmente em bairros como Amambaí, Vila Nhanhá e Mata do Jacinto. A falta de políticas públicas efetivas e o problema da dependência química agravam a vulnerabilidade dessas pessoas.

A pergunta, que parece simples, ganha peso diante de episódios recentes em Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas, um homem espancou até a morte um morador de rua de 34 anos após acusá-lo de furto. Já em Água Clara, três idosos em situação de rua foram agredidos enquanto dormiam em uma praça, e o autor disse ter agido porque se sentia “incomodado”.

Em Campo Grande, sem um censo atualizado, novos rostos se espalham pelas ruas, muitos ligados ao drama da dependência química, principalmente em bairros como Amambaí, Vila Nhanhá e Mata do Jacinto. Enquanto parte da população tenta oferecer ajuda, outra reage com indiferença ou violência.

A ausência de dados concretos e de políticas eficazes de acolhimento agrava a vulnerabilidade dessas pessoas, transformando a vida nas calçadas em um retrato de exclusão. Diante desse cenário, a enquete é um convite à reflexão: como cada um de nós reage quando cruza com quem vive à margem?

Enquete

O que você faz ao se deparar com um morador de rua?

Ajudo com dinheiro ou comida

14%

Aciono a assistência social

4%

Não interfiro

83%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.