A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

13/08/2010 09:03

Bataguassu celebra Senhora dos Navegantes

Redação

O município de Bataguassu, a 335 quilômetros da Capital na região do Bolsão, comemora nesta sexta-feira a tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Os festejos vão até o domingo.

A festa é realizada no distrito de Nova Porto XV e está em sua 62ª edição. O ponto alto é a procissão fluvial, na manhã de domingo, que sai de Porto XV e vai até Presidente Epitácio (SP).

Outros eventos acontecem no salão do centro comunitário de Bataguassu, com entrada franca.

História - No final de 1944, o casal Sr. Joaquim Rodrigues Leite (Quinzinho), sua esposa Bernardina Monteiro Rodrigues Leite viviam com seus filhos em uma chácara no Distrito do Antigo Porto XV de Novembro.

A família vivia um período de preocupação, já que um de seus meninos, Bento Rodrigues Leite, combatia pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) nos campos da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. "D. Cota e Seu Quinzinho", um casal religioso e temente buscou na fé o conforto para suas atribulações.

Foi quando fizeram a promessa de que se o filho retornasse da guerra com vida e saúde eles construiriam no Distrito Nova Porto XV de Novembro uma capela em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes.

O expedicionário permaneceu durante quatro anos nos combates. Enquanto esperavam a volta do filho, a família revelou a promessa a alguns amigos, entre eles alguns pescadores, moradores do local, ao Sr. Armênio Macário Ribeiro e o Senhor Juca Monteiro, funcionários do Serviço de Navegação da Bacia do Prata (SNBP).

A partir daí surge a idéia de se realizar nesta região, nas águas dos Rios Pardo e Paraná, uma festa religiosa, a Festa da Padroeira dos marinheiros, pescadores e viajantes.

Curso de instrutor de trânsito do Detran oferece 50 vagas na Capital
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso de Formação de Instrutor de Trânsito e...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio estimado sobe para R$ 43,5 milhões
Mais uma vez a Mega-Sena ficou sem vencedor na faixa principal e, com isso, a premiação acumulou e pode chegar a R$ 43,5 milhões no próximo concurso,...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions