A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/09/2010 17:02

"Cafundó" é atração gratuita até sábado no CineSesc

Redação

"Cafundó", que conta a vida de um ex-escravo que vive o sincretismo da fé católica e as influências africanas é atração até sábado (25) do CineSesc. Com Lázaro Ramos e dirigido por Clóvis Bueno e Paulo Betti, o filme será apresentado todos os dias, sempre às 19 horas, com entrada franca.

O longa conta a história real de João de Camargo, um ex-escravo cuja trajetória passa pela Guerra do Paraguai para fazer um retrato dos afrodescendentes e da religiosidade sincrética brasileira.

Natural da região de Sorocaba (SP), Camargo se deslumbra com o mundo fora da escravidão e se casa com uma mulher branca. Passa a viver entre o quilombo local e a construção de uma igreja onde realiza milagres, misturando a fé católica a influências africanas.

A co-direção de Clóvis Bueno se reflete no cuidado com a direção de arte e reconstituição de época e a de Paulo Betti na direção de atores. Didático e com paisagens impressionantes, o filme é um documento precioso sobre a construção étnica e espiritual do povo brasileiro.

Exibido em diversos festivais, o filme foi premiado em Gramado em 2005 (ganhando nas categorias de melhor ator, fotografia e direção de arte), e no Paratycine (melhor filme e direção de fotografia), entre outros.

Serviço: As exibições acontecem no Sesc Horto, que fica na Rua Anhanduí, nº 200, no Centro. A entrada é franca.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions