ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MS está entre os 19 estados com risco de dengue no verão

Redação | 03/09/2010 19:32

No próximo verão, 19 estados têm risco alto ou muito alto de enfrentar uma epidemia de dengue, informou nesta quarta-feira o Ministério da Saúde. Mato Grosso do Sul é um deles.

Também estão na classificação de risco "muito alto" Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe. Na classificação de risco "alto", estão Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

Têm risco de epidemia considerado "médio", além de Mato Grosso do Sul, Acre, Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Roraima.

O nível de risco foi calculado segundo uma nova metodologia criada pelo Ministério da Saúde, a partir de cinco indicadores: a incidência de casos de dengue em anos anteriores, a presença de larvas do mosquito nos municípios, o monitoramento do tipo de vírus que circulou nos últimos anos (há quatro tipos de dengue), a densidade populacional e a cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo.

O objetivo do novo indicador, de acordo com o ministro José Gomes Temporão (Saúde), é antecipar as medidas de combate à doença. "Se não conseguirmos reduzir drasticamente a presença do mosquito, a situação que se projeta é muito preocupante" afirmou.

De acordo com o ministro, há duas semanas começou a ser testada uma vacina para a doença em brasileiros, numa parceria entre a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e o laboratório Sanofis-Aventis.

(Com informações da Folha On Line)

Nos siga no Google Notícias