ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Após destaque internacional, judoca de MS passa a treinar no estado de São Paulo

André Dodero já se prepara para competir no Troféu Brasil de Judô e Campeonato Europeu, na Turquia

Por Clara Farias | 19/01/2026 15:59
Após destaque internacional, judoca de MS passa a treinar no estado de São Paulo
André (de branco), durante treinamento na Capital. (Foto: Juliano Almeida)

Após o destaque internacional no último ano, o judoca sul-mato-grossense André Lucas Gessi Dodero, de 16 anos, deixa Campo Grande para treinar no Esporte Clube Pinheiros, na capital paulista, em 2026. O atleta se destacou em campeonatos nacionais representando Mato Grosso do Sul e integrou a delegação brasileira no Campeonato Mundial Cadete de Judô, realizado na Bulgária, em 2025, além de outra competição disputada na Rússia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O judoca sul-mato-grossense André Lucas Gessi Dodero, de 16 anos, inicia uma nova fase em sua carreira no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. O atleta, que representou o Brasil no Mundial Cadete de Judô na Bulgária em 2025, já está treinando visando o Troféu Brasil de Judô Cadete em Brasília.Com um currículo impressionante que inclui títulos brasileiros, sul-americanos e pan-americanos, André deixa um legado no Clube Rocha, onde treinou desde os cinco anos. O jovem judoca também conquistou o terceiro lugar no International Masters Bremen, na Alemanha, e se prepara para disputar uma etapa do Campeonato Europeu na Turquia.

Em entrevista ao Campo Grande News, André contou que já está em treinamento em São Paulo visando o Troféu Brasil de Judô Cadete, que acontecerá de 3 a 5 de fevereiro, em Brasília (DF). No mês seguinte, o judoca seguirá para a Turquia, onde disputará uma etapa do Campeonato Europeu, na cidade de Antalya.

“Sou grato por tudo o que vivenciei em minha terra. Tenho muito a agradecer à minha família, equipe e amigos pelo carinho e torcida. Em especial aos senseis e atletas que estiveram comigo. Sigo treinando e evoluindo no esporte. Levo o estado de Mato Grosso do Sul no meu coração”, disse o jovem.

Em julho do ano passado, antes de sair do país, André afirmou que representar o Brasil sempre foi um sonho. “Todo atleta que compete espera chegar a esse lugar”, disse em entrevista. Na época, ele treinava no clube do sensei Diogo Rocha, que acompanhava o judoca desde os cinco anos de idade.

Após destaque internacional, judoca de MS passa a treinar no estado de São Paulo
André Lucas Gessi Dodero e antigo sensei, Diogo Rocha (Foto: Juliano de Almeida)

Segundo o treinador, André sempre demonstrou talento desde criança. “Desde o início, ele mostrou características que permitiram sonhar alto. Fomos lapidando esse talento como um diamante bruto”, detalhou Diogo, em julho do ano passado. No início deste ano, o Clube Rocha anunciou oficialmente a saída do atleta.

“André deu seus primeiros passos no judô, crescendo diante dos nossos olhos, tanto como atleta quanto como pessoa. Ao longo dessa caminhada, construiu sua trajetória com dedicação, respeito e espírito de superação, levando para o tatame os valores que sempre buscamos ensinar. As portas estarão sempre abertas, e sua história aqui jamais será esquecida”, diz a publicação.

O judoca possui um currículo expressivo: é campeão brasileiro, sul-americano e pan-americano, bicampeão dos Jogos Escolares Brasileiros, campeão mundial escolar, campeão do Meeting Nacional e conquistou o 3º lugar no International Masters Bremen, na Alemanha.