A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

29/03/2009 06:23

Button vence na Austrália e Barrichello herda o 2º lugar

Redação

O inglês Jenson Button confirmou o favoritismo da estreante equipe Brawn-Mercedes e conquistou a vitória no GP da Austrália, primeiro do Mundial-2009 da F-1. Na prova realizada hoje de madrugada, ele fez dobradinha com o companheiro Rubens Barrichello, segundo matéria da Folha On Line.

Já os brasileiros Felipe Massa e Nelsinho Piquet não terminaram a corrida. Massa, que chegou a andar na terceira posição, abandonou no final com problemas em sua Ferrari e Piquet, da Renault, sofreu uma rodada e também não terminou a prova.

Button e Barrichello largaram nas duas primeiras posições no grid, com Button na pole. Foi a primeira corrida da escuderia de Ross Brawn na F-1, já que, apesar de a equipe ter sido criada a partir do espólio da Honda, que abandonou a categoria no ano passado, ela foi considerada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) como uma nova escuderia.

Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) e Robert Kubica (BMW Sauber) estavam em segundo e terceiro até quase o final da corrida, quando bateram na disputa pelo segundo posto. Assim, Barrichello, que havia se envolvido em um acidente no início da prova, saiu da quarta colocação e herdou a vice-liderança.

Jarno Trulli (Toyota), Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) e Timo Glock (Toyota), que foram punidos após o treino classificatório e foram levados ao fim do grid --a Toyota por conta de irregularidades e o atual campeão mundial por ter trocado a caixa de câmbio depois da qualificação--, conseguiram terminar na terceira, quarta e quinta posições.

Trulli, no entanto, foi punido por ultrapassar Hamilton quando o safety car estava na pista, e teve 25 segundos acrescentados ao seu tempo final da prova. Assim, o inglês da McLaren subiu para o terceiro posto, e Glock ficou na quarta posição.

Fernando Alonso (Renault), em quinto, Nico Rosberg (Williams-Toyota), em sexto, Sébastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari), em sétimo, e Sébastien Bourdais (Toro Rosso-Ferrari), em oitavo, completaram a zona de pontuação. Buemi estreou na F-1 marcando dois pontos.

Foi apenas a segunda vitória de Button na F-1. O único triunfo do experiente piloto inglês, até então, havia sido no GP da Hungria-2006, com a Honda. Vettel, que estreava na Red Bull, e Kubica também se destacaram na corrida, apesar do acidente no final.

A prova, que contou com muitas lutas por posição no pelotão intermediário e alguns acidentes, demonstrou a grande vantagem da Brawn em relação às concorrentes, já que Button não teve sua liderança ameaçada em nenhum momento.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions