A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

19/11/2013 17:00

Clubes desistem de pontos corridos e Estadual de 2014 volta a ter mesmo modelo

Helton Verão
Terceira alteração voltou ao formato que a competição já acontece desde 2009 (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)Terceira alteração voltou ao formato que a competição já acontece desde 2009 (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

O Campeonato Sul-Mato-Grossense 2014 da Série A mudou novamente a fórmula de disputa. Na verdade, as duas fórmulas propostas nos últimos dias não chegaram a ter início e o modelo segue o mesmo desde 2009. O atual formato foi aceito por unanimidade por todos os representantes dos clubes. A decisão foi confirmada na Funed, no estádio Douradão ontem (18) em reunião do presidente da FFMS (Federação de Futebol de MS), Francisco Cezário, com os representantes dos clubes..

A próxima edição do Estadual terá dois grupos, com sete times de cada lado e se enfrentam em turno e returno. Após esses 12 jogos cada, os quatro melhores de cada chave se classificam para os "mata-matas" das quartas, semi e final. Os dois piores da fase de grupos serão rebaixados para a Série B. A proposta para tudo ficar como já era, foi do presidente do Cene, José Rodrigues.

“Apresentei a proposta para ficar como estava após ouvir as recomendações de muitas pessoas. Trocamos viagens longas e que obrigariam os clubes a gastarem mais, por partidas de ida e volta entre clubes de cidades próximas, economizando tempo, dinheiro e a energia dos atletas”, comentou Rodrigues.

Além do presidente da entidade, Cezário, estavam presentes representantes do Cene, atual campeão, Comercial, Novoperário, Aquidauanense, Misto, Maracaju, Águia Negra, Itaporã, Ivinhema, Naviraiense, Urso de Mundo Novo e o recém promovido Ubiratan. Ausentes, Sete de Dourados e Costa Rica enviaram e-mail referendando as decisões que fossem tomadas.

Entenda - O tal formato “cansativo” intitulado pelo presidente auri-celeste, foram as duas primeiras fórmulas debatidas e que ficaram perto de serem confirmadas. Inicialmente com pontos corridos em três fases. Os 14 clubes seriam divididos em dois grupos de sete e se enfrentariam em turno único, cada adversário da outra chave. Os quatro melhores se classificavam para a próxima fase, divididos em dois quadrangulares, jogando em turno e returno dentro dos grupos. Os dois melhores se classificam para o quadrangular final.

Novamente em turno e returno, será decidido o campeão, que será aquele que tiver mais pontos.

Dias depois, a solicitação feita pela TV Morena, detentora dos direitos de transmissão pedia que o campeonato tivesse final. O que mudava era a fase final, que ao invés de quadrangular, serão cruzamentos de semifinal e final.

A FFMS tem até hoje (19) para divulgar a tabela da competição, com previsão para início no dia 12. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deseja que a competição aconteça em no máximo três meses.

Os grupos seguem como em 2013. Em um estão Cene, Comercial, Novoperário, Aquidauanense, Misto, Maracaju e Costa Rica, de volta à Série A. No outro se enfrentam Águia Negra, Ivinhema, Itaporã, Naviraiense, Sete de Dourados, Urso e o caçula Ubiratan.

O novo “velho” formato irá atender o pedido da TV com as finais acontecendo no meio de semana, assim não atrapalhando as transmissões do eixo Rio-São Paulo.

 



André de Sá Mendes, você não é inteligente. Quem escolhe a fórmula de disputa são os clubes.
 
Paulo Carvalho Mendonça em 20/11/2013 11:24:54
Muda e muda nada......................Este Presidente só pensa nele.Qual é o premio para o ano vindouro? Nada, somente conversa e muda ,muda,muda e nada...
 
André de Sá Mendes em 19/11/2013 21:10:23
Gostaria de saber, caso alguém possa me informar, inclusive esse portal de notícias, qual o valor que cada clube recebe (e SE recebe) da TV Morena, referente aos direitos de imagem?.
 
João Vitor dos Santos em 19/11/2013 17:18:16
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions