ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Comercial faz 67 anos com festa e padroeiro

Redação | 15/03/2010 15:42

Um dos mais tradicionais times de Mato Grosso do Sul, o Comercial sopra velas e completa hoje 67 anos. Para celebrar o aniversário, duas festas marcam as conquistas do passado e do presente do clube, que luta para reconquistar torcedores e lugar de destaque no futebol de Mato Grosso do Sul.

As comemorações acontecem dentro e outra fora dos gramados. No dia 19 de março acontece uma festa na Esplanada da Estação Ferroviária. A segunda ainda está sendo preparada e acontecerá no próximo jogo cujo mando de campo pertencer ao Comercial.

Entre as atrações da Esplanada da Ferroviária estão o lançamento de um livro sobre a história do clube, escrito pelo deputado federal Nelson Trad (PMDB), a doação de 100 volumes para escolas e bibliotecas da Capital e a assinatura de um convênio com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que assume os projetos de treinamento e avaliações físicas e fisioterapia dos jogadores.

"Os laços com a Missão Salesiana vão além. Como o Comercial foi fundado por jovens salesianos, queremos celebrar o aniversário do clube anunciando Dom Bosco como o nosso padroeiro", explicou Carlos Alberto Assis, presidente do Comercial.

Mas antes das festas, o Comercial havia ganhado um presente antecipado. No sábado a equipe aplicou sua maior goleada na história do Estadual de Futebol ao vencer o frágil União por 8 a 0 no estádio Jacques da Luz.

História - Fundado pelo esportista Etheócles Ferreira, o Comercial contou como seus primeiros jogadores estudantes do Colégio Dom Bosco. A equipe permaneceu no amadorismo durante 29 anos até o registro profissional, que veio em 1972. Desde então foram sete títulos de campeão estadual em Mato Grosso do Sul e um em Mato Grosso, em 1975, primazia igualada apenas pelo rival Operário.

Atualmente o clube está na 92ª posição do ranking da CBF. Já não disputa mais o Brasileirão e o Comerário, histórico clássico contra o rival Operário, passará em branco este ano. Os jogos da equipe também não empolgam o torcedor, cuja média de público no campeonato é uma das mais baixas entre as equipes participantes.

Porém, apesar das dificuldades atuais, o Comercial mantém acesa a chama do futebol e é um dos favoritos para a taça do Estadual de 2010. O retrospecto positivo e o bom futebol apresentado em campo também fazem do time uma boa aposta para o Brasileiro da série D e a Copa do Brasil de 2011.

"Queremos levar o torcedor novamente ao estádio para acompanhar o futebol do Comercial. Mas, com uma tabela dessas, em que não se sabe mais onde e quando são os jogos, fica difícil. Se o torcedor não sabe onde é o jogo, não tem como acompanhar o time. Mesmo assim estamos investindo para elevar o Comercial", garante o diretor do Colorado.

Tabela - A goleada de 8 a 0 contra o União levou o Comercial aos 16 pontos em oito jogos, permanecendo na segunda colocação do Grupo B, atrás apenas do Cene. A disputa pelo primeiro lugar será colocada a limpo no próximo dia 20 de março. O clássico Cene e Comercial acontece no estádio municipal de Sidrolândia, às 16 horas.

Nos siga no Google Notícias