Convocado para a Copa, Éderson leva origem Terena à Seleção Brasileira
Volante campo-grandense tem raízes na aldeia Bananal, em Aquidauana
O volante Éderson dos Santos, convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, carrega para o maior torneio do futebol mundial uma trajetória que também passa pela ancestralidade indígena. Natural de Campo Grande, o jogador tem origem no povo Terena da aldeia Bananal, no município de Aquidauana.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O volante Éderson dos Santos, convocado para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 após lesão do lateral Wesley, carrega raízes indígenas do povo Terena, da aldeia Bananal, em Aquidauana. Sua convocação marca o retorno de Mato Grosso do Sul ao torneio após 32 anos. Revelado em Campo Grande, o jogador de 26 anos passou por Corinthians, Cruzeiro e Fortaleza antes de se destacar na Atalanta, da Itália. O Brasil estreia contra o Marrocos no Grupo C.
A convocação foi anunciada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no domingo (7), após avaliação médica apontar lesão muscular na coxa esquerda do lateral Wesley. Com isso, Éderson foi chamado para integrar a delegação brasileira nos Estados Unidos nesta segunda-feira (8). A presença dele no grupo também marca o retorno de Mato Grosso do Sul a uma Copa do Mundo depois de 32 anos. O último sul-mato-grossense convocado havia sido Muller, no Mundial de 1994.
- Leia Também
- Horas após convocação, Éderson celebra ida à Copa: "plano de Deus"
- Enquanto família duvidava, avó cravou convocação de Éderson
Além do orgulho esportivo, a convocação ganhou significado especial entre familiares e comunidades ligadas à história do atleta. Éderson tem vínculos com a Terra Indígena Taunay Ipegue e, ainda quando vestia a camisa do Cruzeiro, visitou parentes em aldeias de Aquidauana.
Durante a passagem pela região, o jogador esteve com a avó Albina Cândido, moradora da aldeia Lagoinha e conhecida como Árunoe. Em um momento simbólico, ela abençoou o neto com um canto tradicional Terena. Éderson também visitou outras aldeias importantes para sua história familiar, como Limão Verde, Aldeinha, Bananal e Ipegue.
Revelado no futebol em uma escolinha do Bairro Tiradentes, em Campo Grande, Éderson passou por clubes como Corinthians, Cruzeiro e Fortaleza antes de chegar à Atalanta, da Itália, onde se consolidou como meio-campista de destaque. Agora, aos 26 anos, vive o capítulo mais importante da carreira.
Éderson se apresenta hoje à Seleção Brasileira visando à estreia contra o Marrocos, marcada para sábado, às 18h (de MS). O Brasil está no grupo C da Copa do Mundo que, além de Marrocos, tem Haiti e Escócia. Esta é a primeira Copa do Mundo com 48 seleções e realizada em três países-sede.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




