ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Corrida da Paz atrai 2 mil inscritos em manhã de esportes e saúde no parque

Evento realizado em todo o país, neste domingo, busca unir o mundo por meio do esporte; para muitos é uma oportunidade de cuidar da saúde

Liniker Ribeiro e Mirian Machado | 18/02/2018 09:47
Corredores em ponto de partida dos 5 quilômetros de percurso (Foto: Paulo Francis)
Corredores em ponto de partida dos 5 quilômetros de percurso (Foto: Paulo Francis)

Com mais de 2 mil inscritos, o CMO (Comando Militar do Oeste) realiza neste domingo (18) a 13ª edição da Corrida da Paz. Desde às 8h, diversos grupos se preparam para correr o percurso de cinco quilômetros, em um trecho organizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Participam do evento cerca de 400 militares do Exército, Força Área e Polícia Militar. Também vão correr militares do Corpo de Bombeiros, alunos do Colégio Militar, universitários e a população em geral.

"É um vento que está sendo realizado no Brasil todo neste mesmo dia e busca a divulgação da paz do mundo através do esporte, bem parecido com o que acontece nos jogos olímpicos", destaca o Major Marcelo Machado, do CMO. "Nós do Exército não queremos guerra, pelo contrário, queremos paz e unir o mundo por meio do esporte", concluiu.

Entre os inscritos, o evento atraiu pessoas determinadas a mudar os hábitos e valorizar a saúde. É o caso da servidora pública Ana Beatriz Lisboa, de 42 anos, que há seis meses decidiu embarcar no mundo dos esportes, por meio da corrida, depois de descobrir um nódulo da tireoide.

"Eu engordei 10kg muito rápido e decide baixar um aplicativo no celular para me ajudar a correr", contou a servidora ao Campo Grande News. "Antigamente eu não conseguia correr 200 metros e agora eu não só consigo terminar um percurso de 5 quilômetros, como já me inscrevi em várias outras corridas ao longo do ano", revelou Ana dizendo se sentir uma "vencedora" por já estar fazendo os preparativos para voltar a correr no dia 04 de março.

Participante se inscreveu na corrida para continuar mantendo rotina de praticar esportes (Foto: Paulo Francis)
Participante se inscreveu na corrida para continuar mantendo rotina de praticar esportes (Foto: Paulo Francis)

Quem também mudou de vida e não se arrepende disso, é a nutricionista Rosa Maria Justi. Segundo ela, a determinação em correr começou há um ano e meio atrás, quando ainda pesava 120kg. "Eu era obesa e muito doente", afirmou Rosa.

"Fiz uma cirurgia bariátrica e, até para ajudar a manter meu corpo, decidi correr". Hoje, dona Rosa, que também atua como chefe de cozinha, recebe acompanhamento de um personal e sempre participa de eventos esportivos como a corrida de hoje. "Já emagreci 54kg e ainda espero mais, quero pelo menos terminar a São Silvestre desse ano, mesmo não sendo atleta e não visando vencer a disputa", concluiu a corredora.

Além dela, outras dez pessoas, entre familiares e amigos aceitaram o desafio de encarar os 5 quilômetros da Corrida da Paz.

Saúde - Para ajudar os inscritos, acadêmicos de diversos cursos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) realizam atendimentos no local da corrida. Alunos de farmácia estão aferindo pressão dos participantes, enquanto os de nutrição avaliam do IMC (Índice de Massa Corporal) e o porcentual de gordura corporal de cada um.

Acadêmicos de Biomedicina, Medicina Veterinária e Biologia oferecem palestras explicativas sobre doenças e como evitá-las. No final do evento, duas bicicletas serão sorteadas.

Entre os participantes estão militares do Exército, Força Área e Polícia Militar (Foto: Paulo Francis)
Entre os participantes estão militares do Exército, Força Área e Polícia Militar (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias