A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

13/03/2015 16:12

Em Campo Grande, Fórmula Truck lança equipamento para equilibrar disputa

Paulo Nonato de Souza
Equipamento que será instalado nos caminhões dos líderes para reduzir potência do motor (Foto: Divulgação)Equipamento que será instalado nos caminhões dos líderes para reduzir potência do motor (Foto: Divulgação)

A prova da Fórmula Truck no Autodromo Internacional de Campo Grande, dia 12 de abril, será um marco importante na categoria. É que, pela primeira vez será colocado em prática o uso de restritores, uma espécie de anel a ser colocado na entrada de ar da turbina do caminhão para reduzir a potência do motor em cerca de 70 cavalos.

De acordo com a organização, o objetivo do restritor, também chamado de “lastro de sucesso”, é a busca do equilíbrio e a competitividade entre pilotos e equipes e levar cada vez mais emoção ao publico no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck.

Em carros de corrida o equipamento, literalmente, é um peso acrescido aos primeiros colocados, e que varia de acordo com o regulamento particular de cada categoria e com a posição na tabela de classificação. Nos caminhões da Fórmula Truck a alternativa encontrada foi a de reduzir a potência dos motores dos três caminhões mais bem colocados na classificação.

Com isso, Giaffone, líder isolado com 53 pontos, será o que mais vai sofrer. Seu caminhão receberá a instalação do restritor, que tem a entrada de ar reduzida para 74 milímetros contra os 80 milímetros dos outros caminhões sem o chamado lastro de sucesso.

Cirino, o segundo colocado na classificação geral com 44 pontos, perderá 50 cavalos, porque o restritor utilizado no seu Mercedes-Benz será de 76mm. Já o Ford de Fogaça, o terceiro na pontuação com 38 pontos, terá a abertura de 78mm, o que implicará em algo em torno de 30 cavalos a menos no motor.

Todos os outros pilotos a partir do quarto colocado na tabela da classificação geral terão a regulamentar abertura de 80 milímetros na entrada do turbo.

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions