ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MARÇO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Estadual Sub-13 começa neste sábado com dois jogos no interior

Competição reúne 21 clubes de 12 municípios e segue até o fim de julho

Por Jhefferson Gamarra | 07/03/2026 11:45
Estadual Sub-13 começa neste sábado com dois jogos no interior
Lance da partida do futebol de base promovido em MS (Foto: Divulgação/FFMS)

O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 começa neste sábado (7) com duas partidas no interior do Estado, nas cidades de Naviraí e Nova Andradina. A competição, organizada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), reúne 21 clubes de 12 municípios e marca a abertura do calendário das categorias de base do futebol sul-mato-grossense na temporada 2026.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 inicia neste sábado com duas partidas no interior do estado. A competição, organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, reúne 21 clubes de 12 municípios, divididos em cinco grupos. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno e returno dentro das chaves. Os dois primeiros de cada grupo e os seis melhores por índice técnico avançam ao mata-mata, que será disputado em jogos de ida e volta até a final, prevista para julho.

Os jogos de abertura são válidos pelo Grupo D. Em Naviraí, o CE Naviraiense recebe o Dourados AC às 15h, no Estádio Virotão. No mesmo horário, em Nova Andradina, a SE Nova Andradina enfrenta o Instituto Ismaily no Estádio Andradão. O Ubiratan EC, de Dourados, também integra a chave.

A competição segue até o fim de julho, com as finais previstas para os dias 18 e 25.

Na primeira fase, os 21 clubes foram divididos em cinco grupos (A, B, C, D e E). As equipes se enfrentam dentro das próprias chaves em turno e returno, totalizando dez rodadas.

Ao término dessa etapa, avançam ao mata-mata os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos seis melhores times por índice técnico entre os demais participantes, completando 16 classificados.

A fase eliminatória começa nas oitavas de final e segue com quartas de final, semifinais e final. Todos os confrontos são disputados em jogos de ida e volta. Os cruzamentos são definidos pela classificação geral por índice técnico, com o time de melhor campanha decidindo a vaga em casa. Em caso de igualdade após os dois jogos, a decisão ocorre nos pênaltis.

Grupo A
São Gabriel (São Gabriel do Oeste)
Ícaro (Água Clara)
Comercial-MS (Campo Grande)
Atlético-MS (Campo Grande)
 Náutico-MS (Campo Grande)

Grupo B
Maracaju (Maracaju)
União ABC (Campo Grande)
 Flamengo-MS (Campo Grande)

Grupo C
Corumbaense (Corumbá)
Guaicurus (Campo Grande)
Pantanal (Campo Grande)
 Santo Antônio (Campo Grande)

Grupo D
Naviraiense (Naviraí)
Sena (Nova Andradina)
Ismaily (Ivinhema)
Dourados (Dourados)
 Ubiratan (Dourados)

Grupo E
União (Nova Alvorada do Sul)
Águia Negra (Rio Brilhante)
Ponta Porã (Ponta Porã)
 Sete de Setembro (Dourados)

O presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão Petrallás, destacou a importância da competição para o desenvolvimento do futebol estadual.

Segundo ele, as categorias de base ajudam a estruturar o futuro do esporte no Estado e a formar atletas para as categorias seguintes. “As categorias de base fazem com que a esperança do futebol sul-mato-grossense possa ter um alicerce, essa base que vai se consolidando para projetar justamente aí na sequência um Sub-15, um Sub-17 e começar a olhar na possibilidade desses garotos virarem, no bom sentido, o produto de um futebol mais organizado, mais competitivo”, afirmou.

O dirigente também ressaltou o avanço na organização das categorias de base nos clubes participantes. “É surpreendente como houve um deslocamento para o lado positivo desses dirigentes, a inovação do próprio conceito de quem está dirigindo essa categoria de base nos clubes. Com isso, aumenta a expectativa sobre o futebol e consequentemente avança a cada ano”, completou.

Na edição de 2025, o título ficou com o Náutico FC, que venceu o Operário FC na decisão nos pênaltis após dois empates na final. Naquele ano, a competição contou com a participação de 20 clubes.

A rodada de abertura da temporada 2026 continua no próximo fim de semana, quando estão programados mais dez jogos pelo Estadual Sub-13.