ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Federação libera equipes mistas para clubes que vão disputar Estadual Sub-13

A FFMS segue regulamentação da CBF para competições de base com times formados por meninos e meninas

Por Gabriel de Matos | 02/03/2024 20:16
Menina jogando em meio aos meninos em Santa Catarina (Foto: Avaí)
Menina jogando em meio aos meninos em Santa Catarina (Foto: Avaí)

Neste ano, o Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13, que começa em abril, traz uma mudança em sua formatação, abrindo as portas para meninas em times que historicamente eram exclusivamente masculinos.

A iniciativa, liderada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), surge como uma medida estratégica para fomentar e incentivar a prática do futebol feminino desde as categorias de base. Seguindo a regulamentação estabelecida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 2023, este movimento promove o chamado "futebol misto" no âmbito do futebol amador e de base.

O vice-presidente da Federação e coordenador de competições, Marco Tavares ressalta que essa medida não apenas oferece uma oportunidade única para as meninas que estão começando no esporte, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento do futebol feminino.

"Estamos com vários projetos para o futebol feminino, um deles é esse com o Estadual Sub-13 recebendo meninas, até em função da dificuldade em organizar um torneio só para elas nesta faixa etária. Será uma oportunidade ímpar para essas atletas que estão iniciando no futebol”, explica o dirigente.

A competição, que deve reunir clubes de todo o Estado, já conta com 13 times confirmados na pré-inscrição. A primeira fase está agendada para começar em abril, com os jogos finais previstos para o fim de junho, prometendo emoção e um novo capítulo na história do futebol regional.

Além da inclusão das meninas no Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13, a Federação também está empenhada na organização do Campeonato Sul-Mato-Grossense Feminino Sub-17 e na criação de um núcleo de futebol feminino em Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias