ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

MS leva 106 atletas à etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

Delegação representa 17 municípios e busca desempenho de destaque no Centro Paralímpico Brasileiro

Por Gabriel Neris | 14/11/2025 07:22
MS leva 106 atletas à etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Parte da delegação pronta para embarcar para São Paulo (Foto: Divulgação)

Entre os dias 17 e 29 de novembro, será disputada a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). O evento reúne estudantes-atletas com deficiência, de 11 a 17 anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul enviará 106 atletas para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que acontecerá entre 17 e 29 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, reunirá mais de 2 mil estudantes-atletas com deficiência, de 11 a 17 anos. A delegação sul-mato-grossense, representando 17 municípios, competirá em nove modalidades diferentes, incluindo atletismo, bocha, futebol PC e natação. Em 2024, o estado alcançou o 5º lugar geral na competição, e a seleção dos atletas ocorreu através da fase estadual do evento.

As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e contam com mais de 2 mil participantes de todos os estados e do Distrito Federal.

A delegação de Mato Grosso do Sul será composta por 106 atletas, distribuídos nas modalidades: atletismo (55), bocha (10), futebol PC (Paralisia Cerebral) (10), goalball (3), halterofilismo (2), judô (5), parabadminton (8), natação (4) e tênis de mesa (9). Os atletas representam 17 municípios: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

Em 2024, Mato Grosso do Sul alcançou o 5º lugar geral. A coordenadora do departamento de paradesporto da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Anne Thalita, explicou como os atletas chegaram à etapa nacional.

“A seleção ocorreu por meio da fase estadual das Paralimpíadas Escolares. Para garantir a vaga, os atletas precisaram atingir índices e tempos exigidos em cada modalidade. As semanas de treinamento ajudaram a integrar a equipe e oferecer uma preparação adequada. Toda a comissão técnica está empenhada, e acreditamos em excelentes resultados”, destacou.