No último dia de competição, ginastas mostram união na copa de conjuntos
Evento nacional tem programação até as 13h30 com a premiação das melhores ateltas
Este domingo (2) é o último dia de competição de ginástica rítmica no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande. O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa começou na quinta-feira (28) e a Copa Brasil de Conjuntos acontece nesta manhã.
O evento nacional tem programação prevista até as 13h30. A entrada é gratuita para a competição organizada pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) em parceria com a FGMS (Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul).
- Leia Também
- Além dos estudos, ginástica rítmica também é desafio para atletas de MS
- Agenda esportiva tem maratona e Brasileiro de Ginástica em Campo Grande
Ao todo, 200 atletas se apresentaram no tablado montado no ginásio da Avenida Ernesto Geisel, no bairro Amambai. Foram 141 do individual adulto e 59 do conjuntos juvenil.
As atletas do Clube Atlético Juventus, de São Paulo, se apresentaram nos conjuntos com o aparelho corda. As meninas chegaram na quinta-feira a Campo Grande. A técnica do time Deborah Chiste, elas se destacam pela amizade e companheirismo.
"É uma equipe nova, são meninas que nunca fizeram conjuntos. Aos poucos estão se conhecendo. É algo muito gratificante ver a troca de amizade entre elas. É algo a levar para vida e não só no esporte. Elas estão em um processo bem crescente", ressaltou a treinadora.
Esta foi a segunda vez que as meninas se apresentaram juntas. A primeira foi no município de Pindamonhangaba (SP).
A estudante Rafaela Magaldi, de 15 anos é praticante da modalidade há dois anos e conta que inicialmente estava treinando nado sincronizado. No entanto, ao encerramento da modalidade no seu local de treino, ela ingressou na ginástica. A jovem menciona que, apesar de algumas dificuldades durante a apresentação, conseguiu superar e obter um bom desempenho.
A estudante Julia Letícia, por sua vez, começou a praticar ginástica rítmica no ano passado, após passar por outras modalidades como ginástica artística e acrobática. A atleta relata que, apesar de alguns erros durante a competição, a diversão e o apoio mútuo entre as colegas são essenciais para o grupo.
Isis Alves, de 14 anos, é uma das integrantes mais antigas do grupo, treinando há seis anos. Ela expressa sua satisfação com o desempenho do time, mencionando que a cada competição elas se superam. A jovem destaca o sentimento inexplicável de pertencimento e união que as ginastas compartilham, ressaltando o apoio de sua família, especialmente de seus avós, que, embora não tenham conseguido comparecer ao evento, o acompanham de casa.
Por fim, Emilly Batista, estudante de 13 anos, revela sua paixão pela ginástica, prática que iniciou há seis anos. Ela compartilha seu amor pelo esporte e seu desejo de seguir nessa trajetória. "Eu amo a ginástica, é o que eu amo fazer e quero seguir".
Confira a programação deste domingo
Competição Final Adulto
11h00 às 13h00 – Final Adulto Elite
13h15 às 13h30 – Premiação Adulto – finais Elite / Conjunto Juvenil