Norris brilha na chuva e conquista a pole do GP de Las Vegas
O brasileiro Gabriel Bortoleto enfrentou dificuldades e largará apenas na 18ª posição na corrida

Lando Norris confirmou o favoritismo na madrugada deste sábado e conquistou a pole position do GP (Grande Prêmio) de Las Vegas, após marcar 1min47s934 em uma classificação marcada por chuva, pista molhada e reviravoltas. O líder do campeonato largará na primeira posição, seguido por Max Verstappen e Carlos Sainz.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O brasileiro Gabriel Bortoleto enfrentou dificuldades desde o início com o asfalto muito molhado e acabou eliminado ainda no Q1 (primeiro segmento da classificação). Ele largará apenas em 18º na corrida deste domingo. Principal rival de Norris na disputa pelo título, Oscar Piastri não conseguiu avançar além do quinto lugar.
- Leia Também
- Briga por liderança tem Flamengo x Bragantino e Palmeiras x Fluminense
- Norris vence em São Paulo e amplia vantagem na liderança da Fórmula 1
O top 10 do grid foi completado por Russell, Lawson, Alonso, Hadjar, Leclerc e Gasly.
A corrida acontece na madrugada deste domingo, com largada prevista para acontecer à meia-noite (horário de MS).
O Q1 (primeiro segmento da classificação) começou com chuva forte, visibilidade baixa e todos os pilotos usando pneus de chuva extrema.
Com o tráfego aumentando, o traçado foi melhorando, permitindo quedas constantes nos tempos. As McLarens, que haviam tido dificuldades no treino livre 3, aproveitaram o nivelamento provocado pela chuva e avançaram sem sustos.
No minuto final, Alexander Albon bateu no muro, quebrou a suspensão, mas conseguiu retornar aos boxes. Quando a batida ocorreu, Bortoleto já havia completado sua última volta, que não foi suficiente para avançar ao Q2. A grande surpresa foi Lewis Hamilton, eliminado e largando em último.
O Q2 iniciou sem chuva, com um trilho seco surgindo lentamente. Mesmo assim, os pilotos permaneceram com os pneus de chuva forte. Norris, Russell e Stroll lideraram as primeiras voltas.
Com a pista melhorando, a Red Bull assumiu a dianteira: Verstappen ficou em primeiro, seguido por Hadjar e Lawson. Sainz, porém, logo tomou a liderança.
Russell terminou o Q2 em primeiro, enquanto Piastri passou em 10º, por muito pouco, escapando da eliminação.
Com todos já nos pneus intermediários, Sainz começou liderando o Q3 (última fase da classificação), seguido por Hadjar e Leclerc. As primeiras voltas de Piastri, Verstappen, Norris e Russell foram discretas.
Piastri chegou a ocupar a primeira posição, mas Norris virou um tempo meio segundo melhor, deixando o australiano sem reação. Verstappen avançou para terceiro enquanto a pista seguia em evolução.
Na bandeirada final, Sainz tomou a pole provisória, que durou segundos: Verstappen assumiu a liderança, mas Norris cresceu no trecho final e garantiu o primeiro lugar com mais de três décimos de vantagem sobre o Max Verstappen.
Confira o resultado da classificação do GP de Las Vegas:
- 1º - Lando Norris (McLaren)
- 2º - Max Verstappen (Red Bull)
- 3º - Carlos Sainz (Williams)
- 4º - George Russell (Mercedes)
- 5º - Oscar Piastri (McLaren)
- 6º - Liam Lawson (Racing Bulls)
- 7º - Fernando Alonso (Aston Martin)
- 8º - Isack Hadjar (Racing Bulls)
- 9º - Charles Leclerc (Ferrari)
- 10º - Pierre Gasly (Alpine)
- 11º - Nico Hulkenberg (Sauber)
- 12º - Lance Stroll (Aston Martin)
- 13º - Esteban Ocon (Haas)
- 14º - Olive Bearman (Haas)
- 15º - Franco Colapinto (Alpine)
- 16º - Alexander Albon (Williams)
- 17º - Kimi Antonelli (Mercedes)
- 18º - Gabriel Bortoleto (Sauber)
- 19º - Yuki Tsunoda (Red Bull)
- 20º - Lewis Hamilton (Ferrari)

