ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Estudo do IBGE aponta crescimento da rede de esgoto em Campo Grande

Da Redação | 19/10/2011 19:25
Estação de Tratamento de Esgoto da Águas Guariroba.
Estação de Tratamento de Esgoto da Águas Guariroba.

O Atlas do Saneamento, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) nesta quarta-feira, 19/10, destaca Campo Grande como uma das duas cidades de Mato Grosso do Sul que concentraram os resultados mais positivos de melhorias e ampliações da rede de esgoto e os maiores acréscimos populacionais. A outra cidade que aparece no relatório é Dourados. Os dados do IBGE são referentes a 2008 e são comparados com o levantamento anterior realizado no ano 2000.

A capital de Mato Grosso do Sul avançou a passos largos na ampliação do saneamento durante o período verificado pelo estudo do IBGE. Nos últimos cinco anos a Águas Guariroba investiu R$ 303,9 milhões com a implantação e ampliação da rede de coleta e tratamento do esgoto.

Lançado em 2006, o Programa Sanear Morena, da Águas Guariroba, elevou o índice de coleta e tratamento do esgoto de 32% para os atuais 63%. Todo o esgoto coletado pela empresa é tratado e o efluente é devolvido aos mananciais obedecendo às normas ambientais, sem oferecer riscos de contaminação.

Para o final de 2012, a disponibilidade do serviço de esgoto na cidade já atingirá 70% da população, uma meta prevista no contrato de concessão apenas para o ano de 2026. Atualmente Campo Grande conta com 1.486 km de rede de esgoto, três estações com capacidade para tratar 734 litros por segundo, e 143.411 imóveis conectados à rede coletora.

Com o projeto Sanear Morena 2 a concessionária vai implantar mais 13 mil ligações domiciliares em 33 bairros da região do Imbirussu. A rede de esgoto terá um acréscimo de 139 quilômetros e vai beneficiar 42 mil pessoas. Nesta etapa do projeto estão sendo investidos R$ 45 milhões. O reflexo deste investimento é a melhoria da qualidade de vida da população com mais saúde.

Nos siga no Google Notícias