ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Ação em MS contra Joesley aguarda decisão

Marta Ferreira | 12/09/2017 06:00

À espera - Aberta em julho deste ano, logo após a delação dos irmãos Joesley Batista vir a público, está aguardando uma decisão da justiça ação que pede bloqueio de bens dos irmãos donos da J&F, controladora da JBS. O pedido é do advogado Danny Fabrício, que solicita, ainda, a suspensão dos acordos de incentivo fiscal ao grupo.

Grupo todo - A ação tenta bloquear bens também de outras indústrias do grupo, como a Vigor, Seara e até Havaianas, sob o argumento de necessidade de ressarcir os cofres de MS. Pelos cálculos apresentados, a renúncia fiscal obtida pela JBS chega a R$ 84 milhões mensais.

Pareceres - Procotolada em 5 de julho, a ação aguardava manifestação do governo do Estado, que também é parte, para que o juiz responsável decida. Agora, como a Procuradoria Geral do Estado já anexou sua manifestação, está a definição está a cargo do magistrado, o titular 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Alexandre Antunes.

Não é comigo – Pelo MPE (Ministério Público Estadual), o processo foi para as mãos do promotor Marcos Alex Vera, que já atuou no Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado). Ele respondeu que o caso não é de sua promotoria atual, a 30ª, que cuida de Patrimônio Público, mas sim de uma outra, a 49ª, responsável pelas demandas feitas pelo cidadão ou entidades legitimadas.

Justificativa – Marcos Alex afirma que o caso deve mudar de promotoria por uma razão de legalidade. Segundo ele, se a atuação não for do ‘promotor natural’, no futuro pode ser anulada.

Tem que falar - O deputado Zeca do PT disse que mesmo com a prisão dos executivos da JBS., o presidente Michel Temer (PMDB) ainda tem muito a explicar, em relação a maleta entregue ao seu aliado em restaurante, além de todo dinheiro encontrado no apartamento do seus ex-ministro e braço direito no Planalto. "O seu governo ainda está muito fragilizado e com muitas coisas para explicar".

Cadê as provas ? - Sobre a delação premiada dos donos da JBS, Zeca disse que não adianta os executivos citarem inúmeros políticos e depois não apresentar provas convincentes que comprovem as denúncias. "No meu caso, por exemplo, eles não apresentaram nada sobre mim, apenas falaram meu nome e um monte de inverdades".

Defesa – O empresário Breno Fernando Solon Borges, filho da desembargadora presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Tânia Garcia de Freitas Borges, tem um dos mais renomados advogados criminais de Mato Grosso do Sul. Desde o dia 21 de julho, o escritório de Renê Siufi defende o rapaz da acusação de porte ilegal de arma.

Outro caso - Breno também responde a um processo por tráfico de drogas, pelo qual está preso desde o dia 8 de abril. Nesse processo, é defendido por um escritório de Três Lagoas, comandado pelo .

E agora, Mané? - Criador da estátua de Manoel de Barros que está à espera de definição do lugar em que será instalada, o artista plástico Ique  Woitschach tem uma preocupação específica com a demora na instalação da peça. Que ela não perca suas características em razão do tempo parada.

(Com Leonardo Rocha e Luana Rodrigues )

Nos siga no Google Notícias