ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Até estagiário resolveu reclamar de reajuste de juízes

Rosana Siqueira e Leonardo Rocha | 12/12/2019 06:00
Fachada do Tribunal de Justiça no Parque dos Poderes. (Foto: Divulgação)
Fachada do Tribunal de Justiça no Parque dos Poderes. (Foto: Divulgação)

Peão - Enquanto os juízes e desembargadores do Estado defendem o aumento graúdo nos salários, com gratificação por produtividade, o sindicato dos servidores do Judiciário garante que os “peões” da Justiça sofrem com longas jornadas e sem gordas gratificações. E nesta história, até os estagiários resolveram reclamar.

Lenda - Estagiários do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que ganham o equivalente a R$ 937 (bolsa+ auxílio transporte), há tempos dizem que recebem os salários com atraso. Ao Campo Grande News, eles contaram que desde o mês passado 5° dia útil virou lenda.

Janeiro vem aí - Em novembro, as bolsas foram pagas no 7° e neste mês no 8° dia útil. O atraso prejudica a rotina, reclamam eles, porque muitos não têm condições financeiras para arcar nem com os gastos de transporte. Segundo  os estagiários, o pior é que a previsão para janeiro, por causa do recesso do Judiciário, é de que este prazo seja ainda maior. A empresa que paga os bolsistas é terceirizada.

Outro lado - De acordo com a Secretaria de Gestão de Pessoal, o TJMS tem um contrato com o CIEE e está cumprindo. Segundo o órgão, acordo prevê que o Poder Judiciário tem até o sétimo dia útil do mês subsequente para repassar os valores ao CIEE e este deve efetuar o pagamento aos estagiário em até 48 horas.

Só love - O deputado Lucas de Lima (SD), bem ao estilo "Amor sem Fim", interrompeu a sessão para dar uma mensagem de parabéns ao colega João Henrique Catan (PL), que se casou nesta quarta-feira. A mensagem ao microfone teve direito a fundo musical improvisado pelo cerimonial da Assembleia.

Magoado - O deputado Carlos Alberto David (PSL) anda insatisfeito porque suas emendas são rejeitadas. A última que saiu do projeto foi do orçamento. Disse que a medida tinha o aval do jurídico da Assembleia e que se for deste jeito terá que reaprender a trabalhar na Casa.

Sem aumento - David havia apresentado emenda ao orçamento que garantiria recursos para reajuste de salário dos servidores estaduais da segurança público, no ano que vem, mas a medida foi rejeitada pelos colegas.

Violão - Agora Bataguassu tem museu e é em homenagem ao talento de Helena Meirelles. O espaço foi inaugurado nesta terça-feira (10), construído com investimentos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), do Governo Federal e da Prefeitura municipal.

Orgulho - O feito é comemorado como inédito para a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Nicolas dos Santos Sá, do 8º ano da escola municipal “Imaculada Conceição” e a professora Elaine Darnizot, ficaram em 2º lugar na etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em São Paulo. Nicolas participou com a crônica “Manoel e o vendedor de bugigangas”.

É Natal - O avanço não chega nem perto do esparado, mas o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,1% em setembro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados ontem (11) pelo IBGE, o que indica a a sexta alta consecutiva do índice. O varejo também teve alta de 1,6% no acumulado do ano e de 1,8% no acumulado de 12 meses.

Nos siga no Google Notícias