ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Atletismo eleitoral

Jogo Aberto | 16/09/2011 06:00

Duelo de gigantes

Como uma prova de fundo, os pré-candidatos vão medir forças até a classificação ideal à disputa da sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), já que é a pontuação que vai pesar na avaliação criteriosa do governador André Puccinelli.

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) já trabalha em equipe na formatação de plano e outras estruturas de campanha. Em outra frente, opera com muito gás o deputado federal Edson Giroto (PR-MS). E ainda faltam mais de 365 dias para as eleições.

Clac

Correligionários do deputado Edson Giroto aproveitaram a audiência da Ouvidoria da Câmara, ontem na Assembleia Legislativa, para dar demonstração de força e incentivar o parlamentar a seguir com sua pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande. O painel coordenado por Giroto foi o que atraiu maior público.

Descendência

O homem acusado de ‘ladrão classe média’ e que confessou ter furtado pelo menos seis casas no bairro onde morava em área nobre da Capital, é neto do ex-prefeito Luiz Saraiva, de Ivinhema.

Inócua

Via de regra, os órgãos de segurança pública e até as Forças Armadas anunciam com antecedência a realização de operações de fiscalização para coibir a criminalidade e a violência. Fica a dúvida se a mobilização para as operações tem sentido, já que o aviso prévio, tornado público, pode afugentar os bandidos.

Tempo de estio

O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), decidiu cortar gastos, prevendo dificuldades para tocar as diversas obras contratadas em convênio com o Governo Federal. Com a arrecadação em queda e a União fechando as torneiras, Palma vislumbra dias difíceis.

Alerta

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) emitiu alerta às prefeituras que está sendo esperada queda de 26% nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em relação ao volume liberado no mês passado.

Com as recentes medidas de incentivo à produção e à indústria, o Governo Federal desencadeou uma crise nas finanças dos Estados e Municípios. As reduções no IR e IPI refletem diretamente no FPE e FPM, que têm os dois impostos como seus principais componentes.

Conclave republicano

O recém criado PRP (Partido Republicano Progressista) promove amanhã, no Hotel Grand Park, reunião com dirigentes de comissões provisórias dos municípios, para definir planejamento para as eleições de 2012 e convocar os pré-candidatos a regularizarem a filiação e o domicílio eleitoral até o dia 30. O detalhe é que a convocação do PRP alerta para a obrigatoriedade da presença de representantes da ala jovem e segmento feminino para validação das deliberações.

Saia justa

O deputado Diogo Tita (PPS) surtou com o colega Paulo Corrêa (PR), por causa da audiência que discutiu a industrialização de Aparecida do Taboado. Apesar de todas as explicações, ficou evidente o ciúme pelo fato de Corrêa discutir a economia de um reduto tradicional de Diogo Tita, que foi ex-prefeito da vizinha Paranaíba e teve expressiva votação em Aparecida. O deputado se queixou por não ter sido convidado. A falha foi atribuída ao cerimonial.

Sonho meu

O diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, ao passar por uma galeria de fotos de deputados e ex-deputados ontem na Assembleia Legislativa, perguntou em tom de exclamação: “Será que minha foto estará aqui um dia!”

Apoio está sobrando

Todos os senadores e os deputados federais manifestaram, por meio de nota à imprensa, apoio à Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul) para integrar a entidade na estrutura decisória da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste). O compromisso foi firmado também em reunião com diretores da entidade, em Brasília.

Além desta reivindicação, os diretores da entidade pediram apoio para outros pleitos que envolvem as questões das associações comerciais e empresariais de Mato Grosso do Sul, segundo o presidente e vice-presidente da Faems, Antonio Freire e Francisco Eduardo Custódio.

Nos siga no Google Notícias