ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Colóquios crocantes

Jogo Aberto | 17/10/2011 07:00

Concorrência desleal

A mesma queixa gerada na pré-campanha do deputado Eduardo Rocha (PMDB) à Assembleia Legislativa se repete no ensaio da pré-candidatura da esposa, a vice-governadora Simone Tebet, à Prefeitura de Campo Grande.

Os pretensos candidatos que estão no leque de ‘avaliados’ em pesquisas quanti-quali se veem dobrar a performance para competir com a força inerente ao cargo de vice-governadora. Nessa disputa Simone Tebet ainda conta com o fator ‘mulher’, que ganhou dimensão com a eleição da presidenta Dilma Rousseff e a composição do seu ministério, marcadamente feminino.

Briga de gigantes

Internamente, o PMDB está diante de dois nomes de peso na disputa da indicação do partido para a sucessão em Campo Grande. A estratégia do deputado Edson Giroto (PMDB-MS) é popularizar as ações na Câmara Federal com foco no Estado e na Capital e assim obter bom desempenho nas próximas avaliações do partido.

Buon giorno!

A área residencial politicamente e comercialmente mais valorizada é o trecho da rua Euclides da Cunha onde está o apartamento do governador André Puccinelli.

É na padaria ali perto que nos finais de semana políticos (com e sem mandato), interlocutores e assessores costumam encaminhar conversas e reuniões durante café da manhã. Até entrevistas são dadas na padaria, entre goles de capuccino e mordidas na baguete. O francês com queijo derretido na chapa é outra especialidade da casa mas freqüentada pelos políticos da Capital e do interior.

Reapareceu

E por falar na P & T, o ex-secretário da Casa Civil do governo Zeca do PT, Raufi Marques, tomou café em demorada conversa com o deputado federal Vander Loubet e o presidente da Acrissul, Francisco Maia.

Sem personalismo

“O nome do candidato do PT para as eleições em Campo Grande será fruto do coletivo do partido, que envolve todas as nossas correntes junto com os diretórios municipal e estadual. Com certeza não será uma decisão personalizada, mas do consenso a partir do conjunto do partido“.

A observação é do presidente regional do PT, Marcus Garcia, diante do crescimento do número de pré-candidatos à sucessão do prefeito Nelsinho Trad.

Conclaves

Até o fim do mês o PT faz pelo menos um conclave entre suas principais lideranças para balizar a condução do processo eleitoral na Capital e no interior. O partido, que já teve 17 prefeituras, considera que deve concentrar forças em 20 dos 30 municípios onde terá candidato próprio. A tese do ex-presidente Lula, de ampliar a presença do PT nos arcos de alianças, até mesmo com o PMDB, será aplicada no Estado sem nenhum problema, segundo Marcus Garcia.

Posições

O deputado Pedro Kemp, um dos quatro pré-candidatos à Prefeitura de Campo Grande, tem a mesma posição do presidente regional do PT. Considera desgastante a realização de prévias para escolha do candidato. A mesma regra é defendida para Corumbá, onde está explícita a queda de braço entre os grupos do senador Delcídio do Amaral e do ex-governador Zeca do PT.

Constituinte

O texto constitucional de 1988 ainda patina na afirmação de alguns princípios e o PSD, inspirado em algumas lacunas jurídico-institucionais chega com reforma constitucional como principal bandeira. O partido está propondo uma Constituinte em 2014 com mandato de dois anos para uma profunda reformulação da Constituição Federal.

Projeção

Um grupo de indígenas universitários de Mato Grosso do Sul participará, nesta semana, do Fórum “Educación propia: una estrategia milenaria y cultural en defensa de la madre tierra”, realizado pela Organização Indígena de Antioquia, na Colômbia.

O grupo é formado pela coordenadora local do Rede de Saberes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Beatriz Landa, participa do fórum junto Luiz Henrique Eloy Amado, formado em Direito pela UCDB, Jussara Dias Nimbú, formada em Pedagogia pela Universidade UFMS, o acadêmico de História da UFGD, Ronildo Jorge, e a acadêmica de Turismo da UEMS, Tatiane Martins. Hoje e amanhã o grupo fará visitas às comunidades indígenas próximas a Medellín, cidade onde acontecerá o evento.

Homenagem

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza amanhã, às 19h, sessão solene em comemoração ao Dia dos Profissionais do Sistema CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul). Profissionais que se destacaram em sua área de atuação receberão a Medalha Euclydes de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias