A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


08/01/2013 06:00

Como assim, Bernal?

Durante toda a campanha, o prefeito de Campo Grande cansou de dizer que faltam médicos na rede municipal e chegou a anunciar que, eleito, contrataria 400 profissionais. Com uma semana de governo, o administrador Ivando Fonseca, escolhido para ser secretário de Saúde, fez declarações no sentido contrário ao do chefe do Executivo. Para ele, não faltam profissionais, mas sim estrutura. E agora?

Propaganda 
Mesmo depois de assumir a prefeitura, Bernal (PP) não deixou seu programa dominical. Pelo contrário, fez dele mais um veículo de divulgação da administração. Entre uma música e outra, entrevista seus secretários, exalta ações da nova prefeitura.

Discurso padrão
Assim como tem sido feito nas aparições públicas, o prefeito também está usando seu programa de rádio para criticar a administração que sucedeu, que sempre apoiou como vereador.

Análise 1
Analista político ouvido pela coluna avaliou o começo de administração de Bernal, comentando que o mandato do chefe de Executivo, em qualquer das três instâncias, tem três fases distintas: 1. A lua de mel com o poder, quando nada parece impossível e o número de “amigos’ é incontável; 2. O período intermediário, e também o mais longo, quando ele ‘se dá conta de que jamais terá recursos para pagar a conta das promessas’ – e porque não as cumpre começa perder os apoios, os “amigos” e a confiança popular; 3. E o ‘capítulo final’, que, com as raras exceções que justificam a regra, obriga o mandatário a por seus ex piores detratores no lugar dos “amigos” que abandonaram o barco – essa é a fase do “crepúsculo” que, mesmo precedido de um belo poente, põe o governante em confronto com a solidão de fim de mandato. Sem remédio e sem consolo, ele sempre j ogar na falta de recursos a culpa por não ter cumprido suas promessas.

Análise 2 

"Agora, tem gente como o Bernal, que já começa pelo fim. Aí ninguém sabe aonde vai parar. Nem ele nem Campo Grande", avalia o mesmo analista político.

Fora ar
Está aparecendo como "em manutenção" a parte do site da prefeitura de Campo Grande em que são listados os nomes das autoridades. Até o fim da semana passada, os nomes que apareciam eram os dos secretários de Nelson Trad. A julgar pela demora na formação da equipe de Bernal, a atualização vai demorar um pouco.

Efetivo
Com a ida de Amarildo Cruz para a Assembleia Legislativa, Márcio Yule é cotado para ficar no cargo de superintendente do Ibama em MS. Amarildo ficou no cargo de julho do ano passado até agora.

De novo
Yule já havia assumido o posto de superintendente, de setembro de 2011 até Amarildo ir para o cargo, em razão da demissão de David Lourenço. Para quem não se recorda, Lourenço foi demitido em meio a um escândalo envolvendo a concessão de licença ambiental para um criadouro de jacarés, mantido pelo funcionário aposentado do Ibama, Gerson Bueno. 

O retorno
A Águas de Barcelona, que foi responsável pelo saneamento em Campo Grande entre 2002 e 2005, está de volta ao Brasil, mas para atuar na consultoria na área. O foco, agora, é a venda de serviços tecnológicos, com a marca Aqualogy.

Era cedo
Ao analisar o porquê de a operação em Campo Grande não ter dado certo, o diretor-geral da Aqualogy, Jonás Miguel, avaliou que a chegada da empresa ao Brasil ocorreu "antes do tempo", em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Reinaldo apoia crescimento dos evangélicos
Decisão divina - Palestrante principal do Fórum Evangélico realizado nesta segunda-feira em Campo Grande, a cantora e pastora Damares Alves disse que...
2018 será ano mais curto para o Legislativo
Três meses – Carnaval, Semana Santa, campanhas eleitorais, Copa... Tudo isso encurta 2018 para os trabalhos legislativos. A observação é de Fábio Tra...
Máfia do Cigarro passa quase livre nas estradas
Esquema antigo - A atuação da Máfia do Cigarro em Mato Grosso do Sul vem de décadas e, de tempos em tempos, surge uma nova denúncia envolvendo polici...
MS também tem "bunker" cheio de dinheiro
Versão tupiniquim - O “bunker”de Geddel Vieira, que escondeu R$ 51 milhões de propina, tem versão pantaneira. Paredes de apartamento de um político e...


INFELIZMENTE VOU ASSISTIR A DERROCADA DE CAMPO GRANDE DE ARQUIBANCADA...É UMA PENA MAS BERNAL, NAO VAI DAR CONTA....
 
JOELSON SANTOS em 08/01/2013 22:36:58
Pois é, esse é o nosso prefeito que prometeu tantas coisas, e como ele não vai conseguir cumprir bota culpa na antiga administração, que aliás ele já deveria ter esquecido e começado a trabalhar e a honrar o seu cargo de prefeito de Campo Grande. Ele fala de mais e faz de menos, parabéns a vocês hipócritas que a maioria votou nele, só por raiva do antigo governo, ou votaram nele por ele ser radialista e vocês podem pensar que não, mas realmente tiverem pessoas que votaram nele pois o '' Bernal era conhecido" . Agora população arque com as consequências de uma escolha mal formulada. ;)
 
Kimberlly Tavares em 08/01/2013 10:51:32
É...o Edy Carlos tem razão!!! Vamos ter que engolir essa mesmo!!! Sé veremos se daqui mais um ano, o bernal terá defensores tão efusivos assim...
 
João Carlos Maciel em 08/01/2013 10:43:04
Estamos no 8º dia do ano (sem contar com o sábado e domingo e feriado) e já querem que o Bernal resolva um problema de no mínimo 16 anos, administrados, ultimamente, inclusive por médicos. Vamos dar soluções que talvez possam ser mais construtivos para a sociedade do que análises para indiciar o que não dá certo, vamos deixar o partidarismo de lado, pela busca de uma sociedade campograndense cada vez melhor. Da próxima, uma solução razoável, hein...
 
Aucilei Chimenez em 08/01/2013 08:53:22
essas coisas que deveriam acabar no brasil, mas aliás, acabam com o brasil. Politica é algo nojento, interesseiro e leva as pessoas de bem a praticar o mal, a ganância é prioridade e o jogo de interesses é que ditam o tom da dança..... viva nosso país
 
marcelo martins em 08/01/2013 07:02:49
Como assim Bernal? Agora ele é o prefeito e nao adianta a midia ficar tentando denegrir a imagem dele so porque o candidato de voces nao ganhou...vao ter que engolir essa.
 
edy carlos em 08/01/2013 06:20:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions