ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Concorrência é grande para chegar à Câmara Municipal

Waldemar Gonçalves | 10/08/2016 06:00

Positivo – Pelo menos no discurso, os vereadores de Campo Grande acham positivo o fato de haver grande número de candidatos ao cargo. A concorrência, a se confirmar até o dia 15, prazo final do registro de candidaturas, tende a ficar na casa dos 20 para 1. Amplia o debate e dá possibilidade ao eleitor de ter mais opções, dizem os atuais edis. Entre eles, somente três desistiram de tentar emplacar outro mandato, enquanto um sairá candidato a prefeito.

Calma – A primeira sessão na Câmara Municipal após as convenções partidárias e às vésperas do início da campanha foi calma. Sem grandes debates, mas já com os vereadores candidatos discutindo, ainda que indiretamente, o processo eleitoral. Alguns discursaram afirmando que têm orgulho do mandato, outros criticando o atual prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP).

Honrada – “Me sinto muito honrada com o convite do partido. Estamos juntos para trabalhar incansavelmente e atender as necessidades dos campo-grandenses. Não medirei esforços para que as mulheres tenham seu espaço garantido e para que Campo Grande seja melhor a cada dia”. A declaração é da advogada Juliana Padilha, oficializada ontem como candidata a vice na chapa do PSC encabeçada pelo deputado estadual Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David, à Prefeitura da Capital.

Com o governador – O deputado Zé Teixeira confidenciou que, apesar de seu partido, o DEM, formar aliança com o colega de casa Marquinhos Trad (PSD), ele estará junto ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em Campo Grande, apoiando Rose Modesto.

Até que horas? – O presidente da casa, Junior Mochi (PMDB), terá de buscar um consenso sobre o horário de atividades na Assembleia Legislativa durante a campanha eleitoral deste ano. Apesar de muitos deputados serem a favor da idéia de limitar o expediente até o começo da tarde, a bancada do PT deve se posicionar contra.

Café misterioso – Advogado de três vereadores e um ex-vereador na denúncia da Coffee Break, Rodrigo Dalpiais esteve na Câmara Municipal ontem. Ficou bom tempo conversando com alguns parlamentares, mas não disse o motivo da visita ao Legislativo Municipal.

Defesa – Dalpiais defende na Justiça os vereadores Carlos Augusto Borges (PSB), Waldecy Batista Nunes (PTB), Gilmar Neri de Souza (PRB) e o ex-parlamentar Alceu Bueno (sem partido). Ressaltou que as defesas prévias de seus clientes já foram feitas, bastando apenas o posicionamento do Judiciário, que definirá se aceita ou não a denúncia do MPE.

Paz? – Durante palestra nesta semana em Campo Grande, o senador Pedro Chaves (PSC) disse que já é possível ver uma "fumaça branca de paz no Congresso", diante da mudança na Presidência da República, apesar de todos os impasses que Michel Temer (PMDB) enfrenta para governar.

Eleição no TCE – O conselheiro Waldir Neves deve ser reconduzido à presidência do TCE (Tribunal de Contas do Estado). A eleição está marcada para as 14h desta quarta-feira. A única chapa inscrita é a dele, que inclui Ronaldo Chadid na vice-presidência e Iran Coelho das Neves como corregedor-geral.

Biênio – Como prevê o rito da corte fiscal, a escolha será oficializada em sessão especial com os sete conselheiros. O voto é secreto. A próxima gestão tem início previsto em janeiro de 2017, com duração até 31 de dezembro de 2018.

(com Leonardo Rocha e Mayara Bueno)

Nos siga no Google Notícias