ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

De futebol ao samba, eleição faz agenda de 24 horas render

Por Gabriela Couto e Caroline Maldonado | 12/03/2024 06:00
Prefeita medindo espessura de asfalto no domingo em Campo Grande.
Prefeita medindo espessura de asfalto no domingo em Campo Grande.

Onipresente - A prefeita Adriane Lopes (PP) mostrou que pode estar presente em diversos lugares durante 24 horas. No domingo, que normalmente é usado para a folga da maioria dos políticos, ela foi a jogo de futebol, fiscalizou obra de asfalto, fez compras no mercado, assinou convênio com escola de samba e participou de evento do Dia das Mulheres no Centro de Tradições Gaúchas.

Fio do bigode – Sobre eleição, Adriane Lopes fez questão de afirmar que acredita na promessa feita pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), em relação ao último ano de mandato. “Ele prometeu que os vereadores vão separar gestão da eleição. Sabemos que a oposição tem seu papel, mas todos estão cientes de que vão cumprir o mandato no horário e fazer campanha no outro”.

Cargo de “responsa” - A senadora Tereza Cristina (PP) foi indicada relatora da proposta de emenda à Constituição que fixa mandatos para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), definiu a PEC, que foi apresentada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) em 2019, como uma das prioridades para este ano.

Entrou sabendo - Tereza Cristina afirmou que o vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), entrou no partido sabendo que o candidato à prefeitura em Dourados seria Alan Guedes. Então, agora não pode reclamar e pedir o posto. “Desde lá atrás isso foi conversado", justificou a senadora.

Martelo indeciso - Ela diz que o partido tem que ter coerência e que há muito tempo avisou que iria apoiar a reeleição de todos os prefeitos. Ao mesmo tempo que diz que Barbosinha não oficializou a saída do PP, Tereza Cristina vê como algo normal. "Mas a saída dele não está batido martelo, ainda, mas é uma coisa natural”, avaliou sobre a ameaça de Barbosinha de deixar a legenda para vingar a candidatura a prefeito de Dourados em outras bandas.

Espaço - Há uma semana no PP, o ex-presidente do Diretório Municipal do MDB, Ulisses Rocha está otimista com o futuro. Já nomeado na prefeitura como secretário-adjunto de governo, ele espera a chance de finalmente poder disputar um cargo político. A pretensão do progressista é ser candidato a deputado em 2026, o que não era nem cogitado no antigo partido. Nesta segunda-feira (11) ele acompanhou o ato de filiação dos vereadores, na sede do diretório partidário.

Desculpa - Ulisses era presidente do MDB em Campo Grande, antes de deixar o partido. Para o vereador Loester Nunes, um dos mais antigos no MDB, a justificativa de mudar de legenda para ter uma candidatura é só "uma desculpa". "Ulisses poderia ser candidato no MDB, mas se não se sentiu bem, pode sair".

Janela - Sempre saudoso, o vereador disse que antigamente não era assim. Pelo contrário, os políticos permaneciam por anos e anos, se não a vida toda em um partido. A janela partidária, período em que é permitida a troca sem a perda de mandato, acaba estimulando os políticos a migrar, na opinião de Loester. Quem assumiu a presidência do MDB em Campo Grande foi a ex-deputada Antonieta Amorim. Ulisses esteve à frente da executiva desde 2015, ou seja, oito anos.

Parceiro - Figurinha carimbada em todos os eventos do MS ao Vivo, desde o ano passado, a primeira-dama Mônica Riedel conseguiu carregar o governador Eduardo Riedel (PSDB) para a primeira edição de 2024. Nas redes sociais, o momento raro de descontração do chefe do Executivo foi compartilhado com os seguidores.

Filha de peixe... - O senador Nelsinho Trad (PSD) esteve em Campo Grande no fim de semana para sessão de fotos com a mais nova médica do pedaço, a filha Maria Cecilia Amorim Trad Gonfiantini. Ao lado do pai e do irmão, a jovem de 33 anos agradeceu o apoio da família na trajetória, seguindo a profissão de Trad, que é médico urologista.

Nos siga no Google Notícias