ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Decisão sobre Fahd deixa réus da Omertá ansiosos

Gabriela Couto e Marta Ferreira | 23/04/2021 06:00
Jamil Name, preso desde 2019, já tentou ficar em prisão domiciliar pelas mesmas razões de Fahd Jamil, preso desde segunda-feira (19)
Jamil Name, preso desde 2019, já tentou ficar em prisão domiciliar pelas mesmas razões de Fahd Jamil, preso desde segunda-feira (19)

De olho – Interessa não apenas a família e à defesa de Fahd Jamil a decisão sobre o pedido de prisão domiciliar para o homem de 79 anos, encarcerado desde segunda-feira (19), depois de 10 meses foragido. Os representantes legais de quase uma centena de réus da operação Omertà estão atentos para saber qual vai ser o encaminhando judicial em relação ao “Rei da Fronteira”.

“Eu também” – É que a alegação dos advogados de “Fuad” para não ficar preso, e sim proibido de sair de casa, é a mesma já tentada por vários outros envolvidos na ação contra o crime organizado, deflagrada em setembro de 2019. Estado de saúde frágil e risco de contrair covid já foi tentativa de 10 entre 10 capturados como consequência da operação, sem êxito inclusive nas instâncias superiores.

Acompanhando - O deputado estadual Jamilson Name (sem partido) comentou que seu pai, Jamil Name, 81 anos, comprade de Fahd, cumpre os mesmos requisitos alegados pelos advogados para ficar em prisão domiliciar. Todos as tentativas nesse sentido foram negadas. Name, que também é réu na Omertá, permanece,  desde outubro de 2019 no presídio federal de Mossoró (RN).

 É oficial – A nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteiras), em construção em Dourados, terá o nome de “Coronel Adib Massad”, por força da Lei 5.646/2021, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22). A proposta é de autoria dos deputados José Carlos Barbosa (DEM), Neno Razuk (PTB) e Carlos Alberto David (Sem Partido).

Acelerado – Com a sessão começando atrasada na volta do feriado de Tiradentes, o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), fez ele próprio a leitura da ata, tarefa do primeiro-secretário. É que Herculano Borges (Solidariedade), titular da função, ainda não se encontrava no Plenário e não havia outro integrante da Mesa Diretora para exercer a função disponível.

Agora não – Durante a votação, Correa também não deixou barato quando o celular do colega tocou. Fez questão de pegar o aparelho  de Herculano e passar recado para quem estava do outro lado da linha. “Cê tá atrapalhando a votação aqui viu...”

Primeiro as damas...– Na corrida pela ordem da fila de pronunciamentos, , a deputada Mara Caseiro (PSDB) sempre ganha  “prioridade” do presidente.  Paulo Correa justificou a furada de fila de Mara para José Carlos Barbosa. “Vou dar uma dica para o senhor, deputado. A mão estava com esmalte”.

Planejamento familiar - Com 22 óbitos maternos em todo o Estado neste ano, mais da metade deles por covid-19, a deputada Mara Caseiro fez um alerta do Ministério da Saúde sobre ações de orientação às mulheres. Também deu “conselho”: para ela, não é hora de engravidar por causa da pandemia.

Disputa eleitoral - Os advogados Luís Claudio Alves “Bito” Pereira e  Rachel Magrini lançaram pré-candidatura às eleições para a presidência da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul). O pleito está previsto para novembro deste ano.

Nomes e apoios – “Bito” é o candidato da situação, apoiado pelo presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche. Rachel une os ex-presidentes Elenice Carille, Carlos Marques e Leonardo Avelino Duarte em seu projeto de oposição. Ela tenta pela segunda vez se eleger presidente da Ordem. Em 2018, concorreu ao cargo e ficou em terceiro lugar na disputa.


Nos siga no Google Notícias