ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Deputado volta ao trabalho militando contra o câncer

Por Kamila e Anahi Zurutuza | 12/11/2025 06:00
Deputado volta ao trabalho militando contra o câncer
Vander em publicação no Instagram após ter alta médica

Prevenção - Voltando aos poucos a rotina de trabalho, o deputado federal Vander Loubet (PT), alertou mas uma vez os homens de seguirem à risca o cronograma de exames e prevenção após passar por uma cirurgia de retirada de câncer de próstata. “Não vou precisar fazer rádio, nada. Só a cirurgia. Isso mostra que você, quando procura cedo, ainda mais nós estamos no novembro azul, ter um alerta para as pessoas fazerem os seus exames. Isso ajuda muito. No meu caso, foi fundamental ter pego no começo”, reforçou.

Fechando o 1º ano – Na reta final do primeiro ano da legislatura 2025–2028, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), avalia que o período foi de “bastante adaptação”. Ele contou que precisou se ajustar à nova rotina de decisões, compromissos e cobranças da presidência. “Foi um ano de adaptação da agenda, do fluxo de trabalho e das decisões que precisam ser tomadas aqui”, afirmou.

Discussão saudável? – Mesmo em um cenário político nacionalmente dividido, que também se reflete na Câmara Municipal, Papy diz que, apesar das diferenças, percebeu “um ambiente de diálogo e cooperação” entre os vereadores em temas importantes para o município. Segundo ele, o objetivo tem sido manter um espaço saudável para o debate. “Nem base, nem oposição, nem direita e esquerda têm qualquer tipo de desconforto; aqui está bem amparado”, destacou o presidente.

De olho em 2026 – Papy acredita que 2026 será um ano de “debates mais acalorados”, com o reflexo da eleição presidencial chegando ao Legislativo municipal. Apesar disso, afirma encarar o momento com “entusiasmo pela política”. O vereador também prevê desafios na administração da prefeita Adriane Lopes (PP), que, segundo ele, ainda precisará fazer ajustes na gestão e nas finanças públicas. “Cada vez que se mexe em alguma coisa, surgem mais problemas e insatisfações. O trabalho da Câmara é tentar conciliar o máximo possível e garantir estabilidade ao município”, pontuou.

Renomeando – O STJ (Superior Tribunal de Justiça) inaugurou nova grafia para nome famoso em Mato Grosso do Sul. No sistema processual da Corte, Fahd Jamil aparece como “Fahed”, embora nenhum documento do homem que ficou conhecido como “o rei da fronteira” traga “Fuad” – como se pronuncia – escrito com a letra “E”. Fahd é um nome de origem árabe que significa leopardo ou pantera. Dentre os “Fahds” mais conhecidos pelo mundo estão o rei Fahd, da Arábia Saudita, e o ator indiano Fahadh Faasil.

Fim de papo - A Justiça publicou decisão que encerra a responsabilidade de Perla Lilian Delgado sobre o cartório de Iguatemi. A Corte pode agora fazer um remanejamento e escolher uma nova pessoa para assumir o serviço. A decisão tem efeito retroativo, ou seja, é válida desde 8 de outubro de 2025, quando a cidade ficou sem serviços porque Perla renunciou após anos de embates judiciais com o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Ela chegou a representar, pelo menos cinco vezes, ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) contra magistrados do Estado.

É tudo bombeiro - A Assembleia Legislativa está analisando Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo com foco nos direitos dos bombeiros militares temporários. O projeto quer garantir o afastamento remunerado desses militares caso fiquem incapacitados devido a doenças relacionadas às suas atividades no Corpo de Bombeiros. Além disso, busca atualizar a terminologia da lei, substituindo "bombeiro militar do Quadro de Praças Temporários" por "bombeiro militar temporário", para incluir também os oficiais temporários, ampliando o alcance da norma.

Sem transferências - Outra alteração é a proibição de que os bombeiros militares temporários sejam cedidos ou designados para funções em outros órgãos ou entidades fora do Comando, seja em nível municipal, estadual ou federal. O objetivo é garantir que esses profissionais exerçam suas funções exclusivamente dentro do Corpo de Bombeiros.

Multado - Em Caracol, a licitação para a aquisição de equipamentos de fisioterapia teve irregularidades graves apontadas pelo Tribunal de Contas. O ex-prefeito Carlos Humberto Pagliosa (PSDB) foi multado após processo sem competição, o que prejudicou o caráter do certame. O resultado é multa de R$ 2,6 mil para o ex-prefeito, que agora tem 45 dias úteis para pagar ou enfrentar a cobrança judicial.

Anos depois, aprovado - O Tribunal também avaliou as contas anuais de gestão de 2022 da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), sob responsabilidade de Antônio Carlos Videira, e considerou tudo regular. Algumas divergências iniciais, como saldos bancários e outras inconsistências, foram corrigidas após a defesa do responsável e a análise de documentos complementares.