ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Deputados têm “dupla identidade” partidária no TSE

Adriel Mattos, Gabriela Couto e Anahi Zurutuza | 30/04/2022 07:00
Deputado estadual Renan Contar (PRTB) discursando na tribuna da Assembleia Legislativa. (Foto: Assessoria de Imprensa)
Deputado estadual Renan Contar (PRTB) discursando na tribuna da Assembleia Legislativa. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Um pé em cada canoa – A janela partidária, que terminou neste mês, teve tanta movimentação no fim do prazo que teve até político em dois partidos. Trata-se do deputado estadual Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar. Ele se filiou ao PL e dias depois, migrou para o PRTB. No Sistema de Filiação Partidária do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ele ainda aparece como membro do diretório estadual do PL e presidente regional do PRTB.

Lá e cá – O mesmo "erro" se repetiu no caso do também deputado estadual Londres Machado. Ele ainda aparece como vice-presidente estadual do PSD, apesar de já ter ido de mala e cuia para o PP.

Tá bom assim – A cinco dias do fim do prazo, nenhum vereador da Capital apresentou emenda ao projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023. A "prévia" do orçamento municipal entrou na Câmara em 19 de abril. No ano passado, a peça recebeu 19 emendas.

Cofres cheios – A Prefeitura de Campo Grande está estimando para o ano que vem uma receita de R$ 5,4 bilhões, 13,65% a mais ao estimado para 2022, de R$ 4,7 bilhões.

Julgamento - O deputado federal Loester Carlos Gomes de Souza, o Trutis (PL), que é acusado de forjar o próprio atentado, deve ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) até o fim de junho. A previsão de que o julgamento ocorra dentro de 60 dias é da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, para o site MS em Brasília. Ele responde por falsa comunicação de crime, porte ilegal de arma e disparo de arma de fogo.

Relax - A sabedoria do presidente interino do PDT regional, João Leite Schimidt, surpreende nos tempos de tanta cobrança por rapidez. Em plena crise interna do partido, ele está na fazenda, há semanas, curtindo a vida. Mesmo com reuniões de representante da nacional em Campo Grande para fazer a intervenção, ele segue “pleníssimo”, na sua paz. “Se quiser falar comigo, vem ao meu encontro.”

Diretora - A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul irá votar se aprova a indicação da jornalista Rejane Amorim Monteiro ao cargo de diretora da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul). Atualmente, ela é head de relações institucionais do órgão. Este era o único cargo de direção que não havia sido ocupado até o momento.

Subiu no ranking – A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está entre as 30 melhores instituições de Ensino Superior do País, ocupando a 27ª posição entre 56 universidades brasileiras mais pontuadas. Em 2021, a UFMS ocupava a 28ª posição. A avaliação é do Ranking Center for World University Rankings (CWRU) – Centro de Rankings Universitários Mundiais –, que analisou a atuação de 19.788 instituições para formação superior pelo mundo.

Expectativa - O Governo de Mato Grosso do Sul espera receber 12 mil pessoas no Bioparque Pantanal durante o mês de maio. As visitas agendadas começam na segunda-feira (2). Conforme balanço divulgado, 7.926 pessoas conseguiram horários para os passeios individuais, mas os grupos formados por escolas e instituições devem turbinar o número de visitantes.

Nos siga no Google Notícias