ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Engenharia política

Jogo Aberto | 05/10/2011 06:00

De carona

O governador André Puccinelli seguiu ontem à noite para Brasília, onde passa o dia arrematando a filiação do deputado federal Edson Giroto ao PMDB. O governador viajou de carona no avião que trouxe o ministro da Saúde Alexandre Padilha para a abertura do Fórum Estadual de Saúde em Campo Grande.

Em Brasília, André deve se encontrar com o presidente nacional do PR, deputado Waldemar Costa, e o senador Alfredo Nascimento, para agradecer o apoio e dizer que a saída de Giroto não abala a aliança entre os dois partidos.

Sacramentado

Ao lado do governador, o deputado Edson Giroto deve assinar a ficha de filiação ao PMDB na presença de líderes nacionais do partido, em ato em Brasília.

A cúpula do PMDB fechou na segunda-feira à noite o ingresso do deputado, depois de ser informada pelo governador André Puccinelli. Há informação de que o ingresso de Giroto no PMDB foi avalizada em conversa com o vice-presidente Michel Temer, o presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp, e os líderes Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves.

Logística

A decisão de restringir a filiação de Giroto a uma reunião em gabinete, longe de Campo Grande, leva em conta o entendimento de que um ato aberto na Capital precipitaria a campanha e criaria animosidades internas. Ontem na Assembleia Legislativa ficou claro que a pré-candidatura do novo filiado não tem a unanimidade da bancada do PMDB.

Passeio

A vice-governadora Simone Tebet esteve ontem na Assembleia Legislativa e tratou logo de afastar qualquer especulação sobre sua participação nas articulações político-eleitorais na Capital. Ela diz seguir determinada em chegar ao cargo ocupado pelo pai, Ramez Tebet, no Senado. Para isso, está disposta a esperar o assentamento das atuais lideranças nas eleições de 2012 e 2014.

Debutante

O ex-jogador Lima (Adesvaldo José de Lima), ex-Operário, com passagens pelo Corinthians, Santos, Grêmio e Internacional, e que fez carreira no Benfica de Portugal, é pré-candidato a vereador em Campo Grande. Ele assina ficha de filiação ao PTB hoje à tarde.

O PTB recebe várias filiações nesta quarta-feira na sede do Diretório. Todos chegam como pré-candidatos a vereador, incluindo o ex-jogador Lima, que já tinha até feito planos em disputar vaga na Câmara de Porto Alegre (RS), onde mora parte de sua família. Lima decidiu aceitar o convite do presidente do PTB na Capital, ex-deputado Aluizio Borges, e já está transferindo o domicílio eleitoral de Camapuã para Campo Grande.

Reação

Petistas acreditam que o fato do ex-governador Zeca do PT assumir a pré-candidatura em Campo Grande pode despertar setores do partido e dar fim à articulação “morna” que se processa na Capital. No entanto, mesmo pregando que o nome de Zeca do PT é indiscutivelmente mais forte, defendem que a candidatura dele precisa da união de todo partido e, principalmente, do apoio do senador Delcídio do Amaral. Até agora o senador não se manifestou sobre a retomada da pré-candidatura.

Filme

Eleitores vão se surpreender com a volta de políticos que tiveram mandatos frustrados, caíram em desgraça e ressurgem, distribuídos entre os partidos que estão disputando a laço pretensos candidatos para montar a chapa à Câmara de Vereadores. A preocupação maior virá depois - como bancar as campanhas dos afilhados.

No Velho Mundo

O deputado federal Antonio Biffi (PT-MS) participa do 41º WorldSkills em Londres, considerado o maior torneio de educação profissional do mundo. O deputado vai a convite da CNI (Confederação Nacional da Indústria), na condição de relator do PRONATC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego).

O WorldSkills acontece entre os dias 5 e 8. O evento terá a participação de mais de mil estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. O Brasil será representado por 28 estudantes que disputarão, entre outras áreas, design gráfico, tecnologia da informação, mecatrônica, robótica móvel, eletricidade predial e industrial.

Despedida e acolhida

O vereador Antônio Vianna Galã, ex-presidente da Câmara Municipal de Corumbá e cumprindo seu segundo mandato, anunciou, na sessão de segunda-feira, que protocolou na Justiça Eleitoral o seu pedido de desfiliação do PT, onde ingressou em 2002.

Galã adiantou que ainda não tem novo partido a vista, mas estaria viajando para Campo Grande para manter contatos com a direção regional de várias legendas, tendo já recebido convite para ingressar no PMDB e no PSD. “O PP também está a sua disposição”, se apressou o presidente da Câmara, Evander Vendramini.

Problema crônico

A Câmara de Dourados realizará amanhã, às 18h, a audiência pública “Terra: Vida e Paz Para Todos”, que vai debater os conflitos gerados na demarcação de terras entre as comunidades indígenas e produtores rurais. Na audiência, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) apresentará o projeto de autoria dele que cria o Fundo Estadual Para Aquisição de Terras Indígenas (Fepati/MS).

Pelo projeto do petista, o Fundo seria mantido com contribuições de empresas, com recursos que o Governo do Estado vier a receber de juros bancários, de rendimentos de aplicações financeiras, de doações e de outras verbas. Tetila diz que o Fundo pagaria as propriedades declaradas como terras indígenas e assim estaria resolvido um problema tão antigo e danoso.

Nos siga no Google Notícias