A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


05/10/2011 06:00

Engenharia política

Jogo Aberto

De carona

O governador André Puccinelli seguiu ontem à noite para Brasília, onde passa o dia arrematando a filiação do deputado federal Edson Giroto ao PMDB. O governador viajou de carona no avião que trouxe o ministro da Saúde Alexandre Padilha para a abertura do Fórum Estadual de Saúde em Campo Grande.

Em Brasília, André deve se encontrar com o presidente nacional do PR, deputado Waldemar Costa, e o senador Alfredo Nascimento, para agradecer o apoio e dizer que a saída de Giroto não abala a aliança entre os dois partidos.

Sacramentado

Ao lado do governador, o deputado Edson Giroto deve assinar a ficha de filiação ao PMDB na presença de líderes nacionais do partido, em ato em Brasília.

A cúpula do PMDB fechou na segunda-feira à noite o ingresso do deputado, depois de ser informada pelo governador André Puccinelli. Há informação de que o ingresso de Giroto no PMDB foi avalizada em conversa com o vice-presidente Michel Temer, o presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp, e os líderes Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves.

Logística

A decisão de restringir a filiação de Giroto a uma reunião em gabinete, longe de Campo Grande, leva em conta o entendimento de que um ato aberto na Capital precipitaria a campanha e criaria animosidades internas. Ontem na Assembleia Legislativa ficou claro que a pré-candidatura do novo filiado não tem a unanimidade da bancada do PMDB.

Passeio

A vice-governadora Simone Tebet esteve ontem na Assembleia Legislativa e tratou logo de afastar qualquer especulação sobre sua participação nas articulações político-eleitorais na Capital. Ela diz seguir determinada em chegar ao cargo ocupado pelo pai, Ramez Tebet, no Senado. Para isso, está disposta a esperar o assentamento das atuais lideranças nas eleições de 2012 e 2014.

Debutante

O ex-jogador Lima (Adesvaldo José de Lima), ex-Operário, com passagens pelo Corinthians, Santos, Grêmio e Internacional, e que fez carreira no Benfica de Portugal, é pré-candidato a vereador em Campo Grande. Ele assina ficha de filiação ao PTB hoje à tarde.

O PTB recebe várias filiações nesta quarta-feira na sede do Diretório. Todos chegam como pré-candidatos a vereador, incluindo o ex-jogador Lima, que já tinha até feito planos em disputar vaga na Câmara de Porto Alegre (RS), onde mora parte de sua família. Lima decidiu aceitar o convite do presidente do PTB na Capital, ex-deputado Aluizio Borges, e já está transferindo o domicílio eleitoral de Camapuã para Campo Grande.

Reação

Petistas acreditam que o fato do ex-governador Zeca do PT assumir a pré-candidatura em Campo Grande pode despertar setores do partido e dar fim à articulação “morna” que se processa na Capital. No entanto, mesmo pregando que o nome de Zeca do PT é indiscutivelmente mais forte, defendem que a candidatura dele precisa da união de todo partido e, principalmente, do apoio do senador Delcídio do Amaral. Até agora o senador não se manifestou sobre a retomada da pré-candidatura.

Filme

Eleitores vão se surpreender com a volta de políticos que tiveram mandatos frustrados, caíram em desgraça e ressurgem, distribuídos entre os partidos que estão disputando a laço pretensos candidatos para montar a chapa à Câmara de Vereadores. A preocupação maior virá depois - como bancar as campanhas dos afilhados.

No Velho Mundo

O deputado federal Antonio Biffi (PT-MS) participa do 41º WorldSkills em Londres, considerado o maior torneio de educação profissional do mundo. O deputado vai a convite da CNI (Confederação Nacional da Indústria), na condição de relator do PRONATC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego).

O WorldSkills acontece entre os dias 5 e 8. O evento terá a participação de mais de mil estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. O Brasil será representado por 28 estudantes que disputarão, entre outras áreas, design gráfico, tecnologia da informação, mecatrônica, robótica móvel, eletricidade predial e industrial.

Despedida e acolhida

O vereador Antônio Vianna Galã, ex-presidente da Câmara Municipal de Corumbá e cumprindo seu segundo mandato, anunciou, na sessão de segunda-feira, que protocolou na Justiça Eleitoral o seu pedido de desfiliação do PT, onde ingressou em 2002.

Galã adiantou que ainda não tem novo partido a vista, mas estaria viajando para Campo Grande para manter contatos com a direção regional de várias legendas, tendo já recebido convite para ingressar no PMDB e no PSD. “O PP também está a sua disposição”, se apressou o presidente da Câmara, Evander Vendramini.

Problema crônico

A Câmara de Dourados realizará amanhã, às 18h, a audiência pública “Terra: Vida e Paz Para Todos”, que vai debater os conflitos gerados na demarcação de terras entre as comunidades indígenas e produtores rurais. Na audiência, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) apresentará o projeto de autoria dele que cria o Fundo Estadual Para Aquisição de Terras Indígenas (Fepati/MS).

Pelo projeto do petista, o Fundo seria mantido com contribuições de empresas, com recursos que o Governo do Estado vier a receber de juros bancários, de rendimentos de aplicações financeiras, de doações e de outras verbas. Tetila diz que o Fundo pagaria as propriedades declaradas como terras indígenas e assim estaria resolvido um problema tão antigo e danoso.

2018 será ano mais curto para o Legislativo
Três meses – Carnaval, Semana Santa, campanhas eleitorais, Copa... Tudo isso encurta 2018 para os trabalhos legislativos. A observação é de Fábio Tra...
Máfia do Cigarro passa quase livre nas estradas
Esquema antigo - A atuação da Máfia do Cigarro em Mato Grosso do Sul vem de décadas e, de tempos em tempos, surge uma nova denúncia envolvendo polici...
MS também tem "bunker" cheio de dinheiro
Versão tupiniquim - O “bunker”de Geddel Vieira, que escondeu R$ 51 milhões de propina, tem versão pantaneira. Paredes de apartamento de um político e...
Secretário torce e comemora venda da folha
Torcida - Parecia um jogo valendo título a forma como o secretário de Finanças e Planejamento de Campo Grande, Pedro Pedrossian Neto, acompanhava a a...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions