A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


25/10/2011 07:00

Esboço de 2012

Jogo Aberto

Largada

A praticamente 377 dias das eleições de outubro de 2012, a campanha para a sucessão do prefeito Nelsinho Trad ganha as ruas com três pré-candidatos confirmados por seus partidos - Vander Loubet, do PT; Athayde Nery, do PPS, e Reinaldo Azambuja, do PSDB.

Na próxima segunda-feira começa a avaliação interna dos pré-candidatos do PMDB - Edson Giroto, Simone Tebet, Paulo Siufi, Edil Albuquerque, Carlos Marun, que apenas cumpre tabela, já que seu projeto é a campanha para federal em 2014.

Leitura

A mudança de domicílio eleitoral da vice-governadora Simone Tebet foi analisada ontem pela cúpula do PT no Estado como um erro tático do governador André Puccinelli.

Na avaliação dos petistas, com essa manobra, o PMDB colocou em dúvida a performance do deputado Edson Giroto e abriu o flanco em Três Lagoas, estimulando o debate sobre candidatura alternativa na cidade escolhida pelo PT como principal alvo no interior.

Atuação vigiada

Vander Loubet disse que não pretende controlar a atividade parlamentar para não prejudicar sua campanha na Capital. Mas está convencido de que se deixar de articular recursos para Campo Grande, corre o risco de perder votos. Se intensificar a busca por recursos, pode ser acusado de usar o artifício como instrumento eleitoral.

Moeda de troca

O PT não tem pressa de escolher o candidato a vice, mas quer iniciar logo conversações com partidos para começar a fechar alianças. Até o PSDB deve ser procurado, mas com a proposta de que o PT é cabeça de chapa, exceto em uma negociação ‘muito interessante’.

Fatura liquidada

No PT ninguém tem dúvida da nomeação do ex-deputado Amarildo Cruz para a superintendência estadual do Ibama. A cota é do PT e Amarildo tem a unanimidade, tanto na bancada federal quanto na bancada estadual. A ministra de articulação política, Ideli Salvatti, prometeu encaminhar a nomeação.

A julgar pela rapidez com que Ideli atendeu a bancada de MS nas duas últimas intervenções - nomeação de Marcelo Dourado na Sudeco e manutenção de Flávio Britto na Fonas - a vacância no Ibama será breve.

Zona franca

Nessa semana devem surgir novidades sobre a ZPE de Corumbá. O impasse inclui a falta de entendimento entre Governo do Estado e Prefeitura na definição de uma área. O governo tem dinheiro para a área, segundo André Puccinelli, lamentando que essa situação poderia estar resolvida se o terreno que estava reservado à ZPE não tivesse sido vendido no governo do PT.

Demanda palaciana

O governador André Puccinelli disse ontem que elegeu quatro eixos rodoviários como assuntos prioritários em sua agenda com a presidente Dilma Rousseff. Sua expectativa é encerrar o governo com a delegação da BR-163, que pretende privatizar; o término da BR-359, início da MS 419 (Aquidauana) e federalização da MS-040, que encurta em 100 quilômetros a Capital com a divisa MS-SP.

Sorrisos

Perguntado ontem durante coletiva do PT sobre o emprego na Petrobras, o ex-governador Zeca do PT nada disse. Apenas sorriu, demoradamente. Outros membros da mesa também sorriram. O senador Delcídio, sentado em outro extremo da mesa, no entanto, não esboçou qualquer reação.

Vetada

A Aula da Cidadania programada para hoje com a diretoria da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) na Escola Hércules Maymone, com a presença da imprensa, foi cancelada, sob a alegação de que a autorização deveria ter sido solicitada com antecedência.

A Aula da Cidadania enfoca a campanha pelo ensino público de qualidade e será realizada nas escolas estaduais nos turnos desta terça-feira.

Economia total

Os governos nas esferas estaduais e municipal, no âmbito dos três poderes, decretaram ponto facultativo com transferência do dia do servidor de sexta para segunda. O emendão vai garantir uma economia justificável. Sem parar as atividades essenciais, como a máquina arrecadadora e os serviços de saúde e segurança, as repartições públicas vão economizar transporte, energia, água, material de consumo, telefone, alimentação e serviços de terceiros.

A missão espinhosa de Marun
Casa cheia - No discurso em que saudou Carlos Marun como seu novo ministro da Secretaria de Governo, Michel Temer disse ter ficado preocupado com a p...
Só praças estão presos por cobrar propina
Só praças – A investigação sobre o envolvimento de policiais militares com a “Máfia do Cigarro” indica que, por ora, não há oficiais entre os policia...
Pezão pede dica a Reinaldo sobre dívida
Pedido de ajuda - Ao anunciar ontem o depósito do décimo-terceiro salário dos servidores, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reforçou o discurso d...
Após "perder" cargo, deputado muda o tom
Mudou – Antes cotado para assumir uma secretaria do governo do Estado, o deputado Coronel David (PSC) está agindo ultimamente como oposição ao Govern...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions