A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


25/10/2011 07:00

Esboço de 2012

Jogo Aberto

Largada

A praticamente 377 dias das eleições de outubro de 2012, a campanha para a sucessão do prefeito Nelsinho Trad ganha as ruas com três pré-candidatos confirmados por seus partidos - Vander Loubet, do PT; Athayde Nery, do PPS, e Reinaldo Azambuja, do PSDB.

Na próxima segunda-feira começa a avaliação interna dos pré-candidatos do PMDB - Edson Giroto, Simone Tebet, Paulo Siufi, Edil Albuquerque, Carlos Marun, que apenas cumpre tabela, já que seu projeto é a campanha para federal em 2014.

Leitura

A mudança de domicílio eleitoral da vice-governadora Simone Tebet foi analisada ontem pela cúpula do PT no Estado como um erro tático do governador André Puccinelli.

Na avaliação dos petistas, com essa manobra, o PMDB colocou em dúvida a performance do deputado Edson Giroto e abriu o flanco em Três Lagoas, estimulando o debate sobre candidatura alternativa na cidade escolhida pelo PT como principal alvo no interior.

Atuação vigiada

Vander Loubet disse que não pretende controlar a atividade parlamentar para não prejudicar sua campanha na Capital. Mas está convencido de que se deixar de articular recursos para Campo Grande, corre o risco de perder votos. Se intensificar a busca por recursos, pode ser acusado de usar o artifício como instrumento eleitoral.

Moeda de troca

O PT não tem pressa de escolher o candidato a vice, mas quer iniciar logo conversações com partidos para começar a fechar alianças. Até o PSDB deve ser procurado, mas com a proposta de que o PT é cabeça de chapa, exceto em uma negociação ‘muito interessante’.

Fatura liquidada

No PT ninguém tem dúvida da nomeação do ex-deputado Amarildo Cruz para a superintendência estadual do Ibama. A cota é do PT e Amarildo tem a unanimidade, tanto na bancada federal quanto na bancada estadual. A ministra de articulação política, Ideli Salvatti, prometeu encaminhar a nomeação.

A julgar pela rapidez com que Ideli atendeu a bancada de MS nas duas últimas intervenções - nomeação de Marcelo Dourado na Sudeco e manutenção de Flávio Britto na Fonas - a vacância no Ibama será breve.

Zona franca

Nessa semana devem surgir novidades sobre a ZPE de Corumbá. O impasse inclui a falta de entendimento entre Governo do Estado e Prefeitura na definição de uma área. O governo tem dinheiro para a área, segundo André Puccinelli, lamentando que essa situação poderia estar resolvida se o terreno que estava reservado à ZPE não tivesse sido vendido no governo do PT.

Demanda palaciana

O governador André Puccinelli disse ontem que elegeu quatro eixos rodoviários como assuntos prioritários em sua agenda com a presidente Dilma Rousseff. Sua expectativa é encerrar o governo com a delegação da BR-163, que pretende privatizar; o término da BR-359, início da MS 419 (Aquidauana) e federalização da MS-040, que encurta em 100 quilômetros a Capital com a divisa MS-SP.

Sorrisos

Perguntado ontem durante coletiva do PT sobre o emprego na Petrobras, o ex-governador Zeca do PT nada disse. Apenas sorriu, demoradamente. Outros membros da mesa também sorriram. O senador Delcídio, sentado em outro extremo da mesa, no entanto, não esboçou qualquer reação.

Vetada

A Aula da Cidadania programada para hoje com a diretoria da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) na Escola Hércules Maymone, com a presença da imprensa, foi cancelada, sob a alegação de que a autorização deveria ter sido solicitada com antecedência.

A Aula da Cidadania enfoca a campanha pelo ensino público de qualidade e será realizada nas escolas estaduais nos turnos desta terça-feira.

Economia total

Os governos nas esferas estaduais e municipal, no âmbito dos três poderes, decretaram ponto facultativo com transferência do dia do servidor de sexta para segunda. O emendão vai garantir uma economia justificável. Sem parar as atividades essenciais, como a máquina arrecadadora e os serviços de saúde e segurança, as repartições públicas vão economizar transporte, energia, água, material de consumo, telefone, alimentação e serviços de terceiros.

Gaeco tem suspeita de vazamento
Desconfiança – O Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado), responsável pela investigação que aponta envolvimento de policiais militare...
DEM e a disputa entre André e Reinaldo
Já escolhi - Sobre a declaração de Puccinelli que estaria "namorando" o DEM, o deputado Zé Teixeira fez brincadeira para dizer de qual lado da disput...
Maioria prefere Lava Jato à Copa do Mundo
Copa? – Pesquisa do Instituto Paraná mostra que, a menos de um mês do Mundial da Rússia, o brasileiro não está muito motivado com o assunto. A consul...
Ex-ministro não errou o “do Sul”, mas...
Gafe - O ex-ministro Henrique Meireles (MDB) em um dos diversos discursos no evento em Campo Grande neste sábado (19) confundiu Mato Grosso do Sul co...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions