ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Fracasso coletivo

| 22/01/2013 06:00

Uma criança é espancada até a morte e os vizinhos dizem que gritos no local eram comuns. A mãe admite que é dependente química e não consegue se livrar. O padrasto é suspeito de matar a criança e de agressões anteriores à mãe. Tudo é chocante, mas uma pergunta não cala: onde estavam os organismos criados para proteger crianças, tratar dependentes e combater a violência contra a mulher?

Passeio
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, percorreu as cabines do estádio Morenão durante a partida entre Comercial e Cene, no domingo. Ele não chegou a ver por completo a goleada do Cene por 5 a 0.

Escolhido
Bernal estava, como sempre, acompanhado do vereador Waldecy Batista Nunes, o Chocolate, que não falta a uma agenda pública do chefe do Executivo. Por essa razão, Bernal classificou o progressista como o "melhor vereador que já encontrou". 

Royalties

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) abriu um processo administrativo que pode beneficiar Mato Grosso do Sul. Trata-se do cálculo do pagamento retroativo, pela Petrobras, sobre a exploração de óleo de xisto betuminoso. Usado para produzir petróleo e gáz, o mineral é explorado na chamada formação Irati, na Bacia do Paraná, que compreende áreas de MS, PR, SP, SC, RS e GO.

Faz tempo
A Petrobras explora o mineral desde 1972 e desde 1991 industrializa na forma de gás e petróleo. O material é processado na unidade do Paraná, em São Mateus do Sul, que tem capacidade para 7 mil toneladas de xisto por dia.

Em jogo
O processo aberto pela ANP vai definir desde quando a Petrobras terá de fazer o pagamento e como isso será feito. A empresa, conforme a agência, terá todo direto de defesa.

Mapa traz marcação errada de trechos da BR-163 que devem ser privatizados em MT e MS. (Foto: reprodução site da ANTT)
Mapa traz marcação errada de trechos da BR-163 que devem ser privatizados em MT e MS. (Foto: reprodução site da ANTT)

Inversão
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) está convocando para audiência pública na próxima quarta-feira para discutir o processo de privatização de rodovias, que inclui trecho da BR-163 no Estado. No mapa que acompanha a convocação no site da agência, porém, o trecho de Mato Grosso do Sul aparece marcado como se fosse no Mato Grosso e vice-versa.

Trauma
Vencedor da eleição em Aquidauana, mas impedido de tomar posse por conta da cassação de seu registro de candidatura pela Justiça Eleitoral, Fauzi Suleiman afirma que o município vive um trauma político e administrativo.

Situação complicada
Ele avalia que a cidade está em clima de incerteza, já que decisão do MPE, que pede a cassação do registro de candidatura do atual prefeito, José Henrique Trindade, pode ser expedida a qualquer momento.

Quem assume
Como Suleiman está impedido de assumir o comando da administração municipal, em caso de decisão favorável a cassação de Trindade, que tomou posse como prefeito diante da decisão da Justiça Eleitoral contrária a Fauzi, quem assumiria a Prefeitura de Aquidauana é o presidente da Câmara Municipal.

Nos siga no Google Notícias