ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Muita água para rolar

Jogo Aberto | 06/10/2011 06:00

Bancada eclética

Peão de rodeio, violeiro, musa do BBB, ex-jogador de futebol, garçom, segurança particular são algumas das profissões de recém filiados em partidos políticos com pretensões de concorrer vaga na Câmara de Vereadores de Campo Grande. Ex-vereadores que foram expurgados depois de viverem situações polêmicas também tentarão voltar à Câmara.

Vacância

Desconfiado ser alvo de manobra política para inviabilizar pré-candidatura à Prefeitura de Três Lagoas, o vereador Ângelo Guerreiro, recém ingressado no PSD, reluta em acatar convocação da Assembleia Legislativa para a vaga do deputado Felipe Orro (PDT), que se licenciou por 121 dias.

Para ficar quatro meses na Assembleia, o vereador teria que renunciar a 15 meses na Câmara, chegando à campanha de 2012 sem o suporte de um mandato. O segundo suplente, Gerson Claro, já conta com a hipótese de assumir.

Choque térmico

A estratégia do PMDB depois do princípio de rebelião por causa da filiação do deputado Edson Giroto é evitar o tema eleições. O deputado Londres Machado já avisou que o PR não tem nenhum compromisso com projetos político-eleitorais que estão sendo esboçados em palácio.

Ontem Giroto foi apresentado ao vice-presidente Michel Temer. O governador André Pucinelli disse que Giroto é mais um da seleção que tem na Capital para se submeter a pesquisa e concorrer a candidatura do partido. A filiação foi marcada para sexta-feira.

Rearrumação

A julgar pelos recados velados entre dirigentes de partidos, houve mudança na correlação de forças e as discussões sobre sucessão na Capital estão zeradas. Até as conversas que avançaram entre PT e PDT há dois meses acabaram atropeladas pela aproximação do PDT com o grupo do governador André Puccinelli.

Travou

O grande número de registros de filiados ontem quase parou o sistema eletrônico de cadastramento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nunca houve uma competição tão grande entre os partidos em regularizar as filiações de pretensos candidatos.

Preparativos

Reunião ontem começou a tratar da visita que a presidenta Dilma Rousseff fará a Campo Grande para inauguração das obras do complexo Imbirussu-Serradinho. O prefeito Nelsinho Trad já trabalha com a data de 29 de outubro.

Vocação

Com 15 usinas de álcool, Dourados reivindicou e vai sediar o Canasul 2011, que acontece no salão de eventos da Unigran, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, com feira de produtos para o setor, palestras e workshop e rodada de negócios.

Impacto ambiental

E por falar em destilarias de álcool, o desenvolvimento dessa atividade econômica traz ganho social, mas está causando também impacto ambiental. Ontem grupo de pequenos produtores bloquearam o acesso a uma usina em Fátima do Sul, por causa da poeira provocada pelo intenso tráfego de caminhões na estrada.

Filiações sindicais

A UGT - União Geral dos Trabalhadores, seção de Mato Grosso do Sul, inaugura amanhã a sede estadual da central sindical no Estado. Em época de filiação, a UGT-MS vai aumentar seu quadro dos atuais 25 para 31 sindicatos.

Dissonância

E por falar em atividades econômicas e representação classista, o comércio e a indústria seguem trabalhando com métodos distintos para medir os indicadores sociais em seus segmentos. A questão é de interpretação, pois no caso da geração de empregos, o fenômeno ocorre por conseqüência da cadeia produtiva. E o ciclo se repete.

Nos siga no Google Notícias