ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Pai do ET Bilu garante: "A Amazônia não queima!"

Leonardo Rocha e Humberto Marques | 28/08/2019 06:00
Urandir Fernandes, dono de projeto em Corguinho, postou vídeo nas redes sociais. (Foto: Reprodução Facebook)
Urandir Fernandes, dono de projeto em Corguinho, postou vídeo nas redes sociais. (Foto: Reprodução Facebook)

Contra tudo - Depois de defender a ideia de que a terra não é esférica e sim convexa, o dono do Projeto Portal, em Corguinho, Urandir Fernandes de Oliveira, postou vídeo nas redes socias afirmando: “A Amazônia não queima”. Também conhecido como pai do ET Bilu, ele garante que quem fala isso por aí está correndo o risco de “pagar mico”.

Contra todos - Segundo Urandir, o grupo dele mantém há mais de 20 anos projetos de pesquisa na região amazônica. “E nunca vimos uma queimada”, garantiu. A justificativa é de que “a umidade é muito intensa e não deixa a floresta queimar”. Urandir está em Mato Grosso do Sul porque na semana passada recebeu o título de cidadão campo-grandense na Câmara Municipal.

Contra o governo - A afirmação de Urandir vai contra até mesmo ao que diz o governo federal, que considera a situação sob controle, mas ontem reuniu governadores de 9 estados para tratar da crise ambiental. O Inpe tem relatado, em seus números, aumento das queimadas na região de mais de 80 por cento.

À esquerda - As últimas polêmicas ambientas envolvendo Jair Bolsonaro também "animaram" a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O deputado Pedro Kemp (PT) criticou o presidente pela falta de ações efetivas para conter os incêndios na Amazônia, dizendo que ele, ao invés de agir, ficou apenas falando bobagens. "Só quando queimar o traseiro dele (Jair Bolsonaro) é que vai admitir o problemas e tomar providências", disparou o petista. 

À direita - Rebatendo o colega, o deputado Carlos Alberto David (PSL) recomendou a Kemp não assistir o noticiário, pois, segundo ele, são muitas as matérias contra o presidente Jair Bolsonaro que "não são verdadeiras". David ainda defendeu que o presidente já tomou as atitudes para resolver o problema das queimadas.

Meio termo - O deputado Zé Teixeira (DEM) começou o discurso concordando com o petista, reforçando que o presidente deveria ter ficado "mudo" diante das críticas e colocado o Ministério do Meio Ambiente para trabalhar. No entanto, não perdeu a oportunidade de alfinetar Kemp, afirmando que Bolsonaro só foi eleito no ano passado, em função da "desastrosa administração do PT".

Propaganda - Nomeado embaixador do turismo pelo presidente Jair Bolsonaro, o biólogo Richard Rasmussen virou o mais novo garoto propaganda do projeto Cota Zero, do governo de Mato Grosso do Sul, que em 4 meses entrará em vigor. Richard é famoso no Brasil pelo programa de aventuras na TV, Mundo Selvagem, e veio a Campo Grande para a largada do Rally dos Sertões no feriado.

Desde criancinha - Durante a passagem pela cidade, Richard justificou o apoio à limitação da pesca nos rios sul-mato-grossenses como a forma mais eficiente de preservação. Ele também contou que é diretamente interessado na saúde pesqueira do Estado: “Vou a Miranda pescar desde que tinha 10 anos”.

Segue o jogo – Paralisada no fim de junho pelo conselheiro Osmar Jeronymo, do Tribunal de Contas do Estado, diante de indícios de irregularidades burocráticas e técnicas, acabou liberada a licitação da Prefeitura de Corumbá para contratar, ao custo de até R$ 6,9 milhões, empresa responsável por fiscalizações de obras junto ao Fonplata em 2014.

Correções – As obras do Plano de Desenvolvimento Integrado, que incluem pavimentação e drenagem de vários bairros e estruturação de parque linear, tiveram a licitação de fiscalização contestada por técnicos do próprio TCE. Segundo Jeronymo, autoridades locais apresentaram documentos e justificativas que sanearam os problemas, levando à retomada do certame. A decisão foi publicada ontem em edição extra do diário oficial do Tribunal de Contas.

Parabéns - E hoje é o aniversário do prefeito Marquinhos Trad. Virginiano, as previsões são as mais positivas dos últimos 10 anos, segundo os astrólogos.  Para comemorar, nesta quarta-feira ele inaugura iluminação nova na Euler de Azevedo.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck (esquerda); ao lado de Richard Rasmussen, e do secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna
O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck (esquerda); ao lado de Richard Rasmussen, e do secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna
Nos siga no Google Notícias