ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Período eleitoral nem começou, mas "troca de tiros" já é intensa

Anahi Zurutuza, Gabriela Couto e Adriel Mattos | 10/03/2022 06:00
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante coletiva. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante coletiva. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Armas em punho - O período eleitoral ainda não chegou - a propaganda gratuita começa em 16 de agosto - mas os exércitos já estão nas trincheiras “armados até os dentes”. As primeiras rajadas já estão sendo disparadas e, em alguns casos, pelos próprios generais.

O alvo - Na semana passada, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), pré-candidato ao governo, entrevistado na Rádio Difusora, apontou mísseis e disparou em direção ao Parque dos Poderes. Seu alvo principal, o governador Reinaldo Azambuja, que não é candidato, mas defende a eleição do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) para sucedê-lo.

Segundo tempoSegundo Trad, o governo alegou “retração econômica”, para passar os primeiros anos de administração sem construir “uma casa” e citou Coxim, sem indústrias, e Três Lagoas, com indústrias, mas sem mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. “Dourados não tem uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Aquário (do Pantanal) ficou para ser concluído nos minutos finais.”

Como chama - O prefeito, na entrevista, se mostrou surpreso com a quantidade de recursos financeiros que o governo do Estado acumulou. “E agora, estão distribuindo para os municípios no último ano” da gestão. Marquinhos Trad criticou o que o governador chama de “governo municipalista” e disse que num eventual governo seu, vai “descentralizar”, colocando pessoas com “poder de governo” em regiões do Estado.

Faça o que eu digo... – O prefeito ainda condenou o que ele chamou de “benesses”, programa de anistia fiscal adotada pelo governo do Estado para atender contribuintes com dividas com o Estado. “Alguém vai pagar essa conta”, afirmou. Só esse ano, a prefeitura adotou dois programas que beneficiam os incluídos na dívida ativa do município.

Em coma - Nesta quarta-feira, na Rádio CBN, foi a vez do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, apontar sua metralhadora para o “Paço Municipal”. Culpou a prefeitura por não ter oferecido leitos de UTIs para 195 pessoas que morreram nas unidades de saúde de Campo Grande em 2020/21 e outras 10 este ano. “Essas pessoas poderiam ter ido para estados vizinhos e até cidades do interior”, afirma o secretário, lembrando que o governo viabilizou, no início da pandemia, vagas hospitalares em estados vizinhos e, este ano, havia vagas em hospitais de municípios de Mato Grosso do Sul.

Investimentos - Geraldo lembrou que no período da pandemia, o governo aplicou mais de R$ 60 milhões na saúde de Campo Grande, “incluindo leitos em hospitais privados e filantrópicos, equipamentos de proteção pessoal e para UTIs”. “Além do Hospital Regional, referência no tratamento da covid, que custa mais de R$ 30 milhões por mês”, completou. Para o secretário, o prefeito foi “ingrato” ao não reconhecer o papel do governo no combate à doença na Capital.

Cateto - O deputado estadual João Henrique Catan (PL) revelou apelido que recebeu do colega de parlamento Evander Vendramini (PP). “Ele que sempre me chama de cateto, dizendo que o cateto vira comida de onça fora do bando. Confesso que tenho mais medo de encontrar um bando de cateto sedento de fome, do que uma onça precisando ser alimentada”.

Cigarrinho - Ao encerrar a sessão ordinária desta quarta-feira (9), o presidente da Mesa Diretora, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), garantiu o intervalo de alguns minutos antes de começar a sessão extraordinária, com justificativa. “Quatro minutos de intervalo que é para o Evander Vendramini fumar. É uma coisa horrível isso, mas ele me pediu esses quatro minutos.”

Temos visitas – Saiu no Diário Oficial na quarta-feira (9), decretos legislativos que concedem título de visitante ilustre a dois políticos que vêm a Campo Grande no sábado (12). Trata-se do vereador paulista Eduardo Suplicy (PT) e do deputado federal Luciano Bivar (PE), presidente nacional do União Brasil. O parlamentar nordestino vai filiar a tucana Rose Modesto ao União. A deputada federal será candidata ao governo do Estado, pré-candidatura que foi anunciada em fevereiro. Na semana passada, Rose gravou material no interior para o evento de filiação.

Nos siga no Google Notícias