ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Reinaldo recebe nesta semana pacote de reforma do governo

Waldemar Gonçalves | 31/01/2017 06:00

Reforma pronta – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que retorna hoje à Governadoria após 20 dias de férias, receberá na próxima sexta-feira (3) o projeto de reforma administrativa, em elaboração desde o fim do ano passado. Os detalhes, por enquanto, são mantidos a sete-chaves por alguns de seus principais escudeiros tucanos.

Vai ser duro – Por enquanto, o que se sabe é que o pacote abrangerá vários setores da administração estadual. Haverá cortes de contratos e diminuição do tamanho da máquina. Como disse em meados deste mês o chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula: “Não vai ter jeito, o tamanho do governo tem que diminuir. Vai ser duro".

De olho em 2018 – Cotada para disputar a eleição ao Governo do Estado no próximo ano, a senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (PMDB) diz que o nome a ser apoiado pelo partido é o do ex-governador André Puccinelli. “Não vejo um nome tão forte como o de André em qualquer outro partido na disputa para o Governo”, afirma a peemedebista.

Populista? – O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), garante que não tem medo de ser criticado e taxado de populista por fazer visitas a postos de saúde e conferir tapa-buraco, marca registrada de seu início de gestão. “Não me importa. Quero é que as coisas funcionem”, afirma.

Sempre assim – Marquinhos lembra que esta atitude enquanto prefeito não é necessariamente uma novidade em sua história política. “Assim foram meus mandatos de vereador e deputado”.

Alicerce – O prefeito ainda diz que a postura de ficar mais na rua e menos no gabinete foi seu alicerce para vencer a eleição, já que disputou com um candidato à reeleição e uma candidata apoiada pelo Governo do Estado. “Sem uma base muito sólida nas camadas mais pobres, não venceria”.

Balanço – As declarações compõem o discurso de balanço dos 30 dias à frente da prefeitura. Marquinhos destaca a operação tapa-buraco, com o convênio de R$ 20 milhões fechado com o Executivo Estadual, da quantidade de reparos nos asfaltos, além de impasses em relação à iluminação pública e convênios irregulares com a Omep e Seleta.

Mesmo assim – Mas, nos 21 dias úteis até então, o prefeito lembra que trabalhou arrumando a casa, ao conseguir pagar os salários dos servidores municipais e arrecadar R$ 180 milhões com o IPTU. Além de buscar em Brasília, nesta terça-feira, reaver recursos que Campo Grande havia conseguido para obras, mas que estão parados.

Está ruim, mas não larga – “Sempre querem ganhar o contrato, nunca largam”. A frase de Marquinhos é sobre a concessionária do transporte público de Campo Grande que, segundo ele, mesmo colocando inúmeros entraves, como asfalto ruim, continua no serviço.

Contrapartida – Ao dizer que “está ruim, mas o cara não larga o osso”, ainda em relação ao consórcio do transporte, o prefeito afirma que trará melhorias nas ruas e locais onde os coletivos passam. Mas, em contrapartida, espera que novos ônibus – previstos para março – tenham acessibilidade, passagem barateada e aumento dos horários de ônibus.

(com Alberto Dias, Mayara Bueno e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias