ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Reitor paga promessa correndo após 16 anos esperando obra

Por Helio de Freitas e Jhefferson Gamarra | 01/10/2025 06:00
Reitor paga promessa correndo após 16 anos esperando obra
Reitor (blazer vermelho) conversa com o ministro em Dourados

Pagando promessa - O reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Jones Dari Goettert, contou que participou da corrida do MEC (Ministério da Educação) no último domingo (28), em Brasília (DF), para pagar promessa pela inauguração do prédio da reitoria que chefia. A obra se arrastava desde 2009.

Autoelogio - O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Dourados para participar da cerimônia que inaugurou o prédio ontem (30). A recepção foi com reivindicações de estudantes indígenas e a despedida teve entrega de cocar. O corredor Jones até soltou um autoelogio: "Cheguei na frente do ministro Camilo e do Lula", disse.

Novela repetida - Mais uma vez, o Consórcio Guaicurus coloca em xeque o pagamento de seus funcionários, alegando inadimplência por parte da Prefeitura de Campo Grande. Em ofício encaminhado à Câmara de Vereadores, a concessionária afirma que os atrasos nos repasses de subsídios e vales-transporte vêm comprometendo o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. Segundo o consórcio, a falta de recursos já obriga a tomada de crédito bancário, com pagamento de juros elevados, o que agrava ainda mais a situação.

Mais uma ameaça - Dessa vez, o valor apontado como dívida do município ultrapassa os R$ 5,2 milhões, referentes, sobretudo, a vales-transporte de servidores municipais que não foram pagos. O consórcio alerta que, caso a situação não seja resolvida com urgência, corre-se o risco de não haver recursos suficientes para quitar integralmente a folha salarial dos trabalhadores no próximo dia 5 de outubro, o que poderia acarretar uma greve da categoria paralisando o serviço na Capital

Conta não fecha - No documento, o consórcio ressalta que a arrecadação das tarifas não é suficiente para manter o equilíbrio contratual sem os repasses previstos, atribuindo exclusivamente à inadimplência da prefeitura o risco de atraso nos salários e na manutenção das obrigações financeiras. O Consórcio Guaicurus ainda cobra providências da Agereg (Agência Municipal de Regulação), que, segundo eles, foi informada, mas não adotou medidas necessárias para o pagamento.

Entes no bolo – Em resposta aos vereadores, a secretária municipal de Fazenda, Márcia Hokama, reconheceu a dívida, mas ponderou que o montante não deveria ser arcado exclusivamente pelo município. Ela defendeu que os custos com vales-transporte sejam divididos entre os diferentes entes federativos e também instituições privadas.

Para os alunos - No combo, que colocar as escolas particulares, uma vez que cada rede de ensino deve assumir as despesas referentes aos seus próprios alunos. A secretária lembrou também que o município já arca com outras despesas relevantes, como o transporte de pessoas com deficiência, o que aumenta significativamente os compromissos além da área da educação.

Grupo seleto - A Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (1º), no Salão Nobre, a cerimônia de entrega do Prêmio Zilda Arns 2025. A premiação, em homenagem à médica e sanitarista Zilda Arns Neumann, destaca iniciativas humanitárias e de cuidado à saúde, valorizando o trabalho de organizações comprometidas com a população idosa. Entre os agraciados deste ano está o Hospital São Julião de Mato Grosso do Sul, instituição que, há décadas, é símbolo de excelência, humanização e compromisso social na atenção à saúde da pessoa idosa.

Internacional - O secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, foi autorizado a se ausentar do país entre os dias 17 e 21 de outubro, com destino à Flórida, nos Estados Unidos, para participar do Gartner IT Symposium/Xpo 2025. A viagem será sem ônus para o Estado, conforme publicação do Diário Ofical. A nova agenda internacional ocorre poucos dias após o secretário ter cumprido compromissos oficiais na Espanha.

Lei de calendário – O Projeto de Lei 131/2025, do deputado Carlos Alberto David (PL), que institui o Dia Estadual do Leonismo em Mato Grosso do Sul, foi aprovado pela Assembleia Legislativa, fixando a celebração em 10 de outubro. A proposta busca reconhecer o trabalho dos clubes de Lions, divulgar seus princípios e ações humanitárias e estimular a participação da sociedade, embora contribua para a crescente sobrecarga do calendário estadual com datas comemorativas.