Riedel pede férias e vice assume em dezembro
Férias do Estado - O governador Eduardo Riedel (PP) já marcou as férias de fim de ano. A Assembleia Legislativa recebe hoje o pedido oficial de afastamento entre 29 de dezembro e 16 de janeiro. Como o período supera 15 dias e o vice terá de assumir, a folga tem de ser comunicada aos deputados. Na solicitação, Riedel fala apenas em se ausentar do Estado, não do Brasil. No ano passado, ele foi ao Rio de Janeiro passar as festas com a família.
Máquinas na pista - É tapa-buraco que vocês querem? Então toma! Após uma sequência de críticas relacionadas à situação das ruas de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes (PP) movimentou os stories do Instagram com dez postagens diferentes de vias tendo os buracos tapados.
Carteirada – Convocada para explicar o corte de verba dos tapa-buracos, a secretária de Finanças, Márcia Hokama, iniciou a fala destacando sua formação e trajetória: Ciências Contábeis, MBA em Gestão Pública, curso executivo em Harvard e experiência como auditora do TCE. Citou ainda o prêmio Women in Leadership pelo projeto Equalizar Cidades. “Embora esteja à frente da Secretaria há alguns anos, acredito que muitos de vocês ainda não me conheçam”, disse.
Agenda apertada – Após apresentar seu currículo, explicar atribuições da Sefaz e mencionar mudanças de protocolos, Márcia Hokama foi interrompida pelo vereador Herculano Borges (Republicanos). Ele pediu que a secretária fosse direta, pois a sessão ordinária já havia começado e os vereadores precisavam garantir quórum para votações. Ao menos quatro projetos do Executivo estavam previstos para hoje, entre eles três Prodes e o do Profuncionários.
Dá para ser por escrito? – Sarcástico, Herculano sugeriu que Hokama respondesse por escrito às perguntas objetivas dos vereadores. Ela respondeu no mesmo tom. “Não, eu vou responder aqui agora. Se houver necessidade e entendermos que não foi suficiente, aí Vossa Excelência pode solicitar resposta por escrito”.
Consultoria – Questionada sobre a contratação de uma consultoria financeira, a secretária elogiou o currículo da auditora Selene Peres Nunes, “uma das mães da Lei de Responsabilidade Fiscal”. A Prefeitura selecionou, sem licitação, o IFP (Instituto de Finanças Públicas), criado em março e sediado em Sobradinho (DF), para auxiliar na modernização da gestão fiscal.
Ele se supera - Em mais uma polêmica pensada para ganhar os holofotes, o deputado federal Marcos Pollon (PL) apresentou Projeto de Lei que autoriza professores da rede pública e privada, do ensino básico ao superior, a portarem armas de fogo dentro das escolas. A proposta afirma que o porte seria destinado à defesa pessoal e à proteção do ambiente escolar.
Dia de lembrar - O Governo do Estado sancionou a criação do Dia de Memória e Reflexão das Vítimas de Feminicídios, que será no dia da morte da jornalista Vanessa Ricarte. A escolha do dia 16 de fevereiro faz referência à data de nascimento dela, jovem mulher sul-mato-grossense vítima de feminicídio, representando tantas outras que perderam suas vidas em decorrência da violência de gênero.
Jilgle Pet - O vereador Francisco Carvalho (União) lançou nesta terça-feira a campanha “Natal Solidário Pet”, e a Câmara Municipal agora conta com um caixa especial instalado no saguão para receber doações. A iniciativa busca mobilizar a população em apoio aos 202 protetores independentes cadastrados na Subea, responsáveis pelo cuidado de animais abandonados. As contribuições podem ser deixadas diretamente no prédio da Câmara ou nos demais pontos parceiros da campanha, que podem ser consultados pelo no gabinete vereador. A arrecadação segue até 18 de dezembro.
Boia – Depois de passarem a manhã cumprindo mandados da Operação Dirty Pix, a fome apertou e agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado) preferiram não voltar para Campo Grande. Reuniram-se em restaurante de Sidrolândia para almoçar. Eram mais de 10 e churrasco foi o cardápio.


