ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Rota de colisão

Jogo Aberto | 26/12/2011 07:00

Trombadas

Na finalização dos relatórios e votação do Orçamento e no último rapa pelos ministérios para destravar recursos empenhados, no afã de divulgar as conquistas em primeira mão, parlamentares acabaram em rota de colisão. A disputa pela paternidade de emenda da voçoroca do Nova Lima gerou mal estar na base parlamentar do Estado.

Trombadas 2

Em janeiro os pré-candidatos a prefeito de Campo Grande podem se cruzar nos bairros da Capital ao menor descuido na preparação da agenda. Pelo menos dois vão intensificar a agenda - os deputados Reinaldo Azambuja (PSDB) e Henrique Mandetta (DEM). O deputado Edson Giroto (PMDB-MS) fez o primeiro teste nas inaugurações das obras do PAC.

Upgrade

As tradicionais ‘folhinhas’ e os calendários de bolso desapareceram do kit de brindes dos políticos ao longo dos últimos anos. O deputado Edson Giroto (PMDB-MS), no entanto, resgatou a folhinha, que foi enviada pelos Correios a todos os moradores, mas também não deixou de usar as redes sociais e a internet para enviar o cartão de Natal.

Remember

Jogo Aberto também tem retrospectiva - A primeira audiência do governador André Puccinelli (PMDB) no início deste ano, logo após retornar das tradicionais férias, foi dada ao deputado Cabo Almi (PT).

Embora carregue a promessa de demolir o PT, André cativa correntes da área sindical. Na bancada federal o deputado Antonio Biffi é o que mais recebe afagos do governador.

Estrategista

Ao reconhecer o favoritismo do PT em Corumbá, o governador André Puccinelli deixa no ar a saída possível - pacificar o PMDB local. Uma tarefa dificílima por causa das querelas paroquiais da aliança que diluiu no segundo mandato do prefeito Ruiter Cunha (PT).

O pré-candidato Paulo Duarte ainda não pensou na hipótese de ter um peemedebista de vice. A chapa pura ganha terreno diante do favoritismo. Uma eventual escolha de pré-candidato é vista como oportunidade de acalmar as correntes lideradas pelo senador Delcídio do Amaral.

Noite feliz

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), reuniu em noite de confraternização natalina dirigentes de associações e líderes comunitários para apresentar balanço dos 10 meses de administração e dividiu com eles a responsabilidade de resgatar a credibilidade do poder público. As lideranças comunitárias são filiadas a diferentes partidos, da base e fora dela.

Na fita

A julgar pela presença constante da vice-prefeita Dinaci Ranzi na agenda do prefeito Murilo Zauith, a aliança com o PT segue sólida, o que já tinha sido sinalizada pelo deputado Laerte Tetila (PT), sugerindo que a população rejeite o recorde de cinco prefeitos em três anos. Em outras palavras, defendeu a reeleição de Zauith. A disputa ficaria entre os aliados para a vaga de Dinaci Ranzi.

Reação

O presidente da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), juiz Olivar Coneglian, opinou que a corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Eliana Calmon, adota métodos que, segundo soam como inquisição.

“Não temos medo de investigação, no entanto, os procedimentos têm de ser feitos de forma correta e não sair quebrando dados fiscais de forma ilegal”, criticou, assegurando que sigilos também foram quebrados em Mato Grosso do Sul.

Espelho

Oito ministérios combalidos por crises políticas e esvaziados pela presidente Dilma Rousseff foram turbinados com mais recursos orçamentários pelo Congresso Nacional, superando a previsão de repasses definida pela União.

Perspectiva

Os subsídios americanos à produção de etanol a partir de milho e a tarifa que incide na importação do combustível pelos EUA expiram no próximo dia 31, abrindo caminho para o livre acesso do álcool brasileiro ao mercado americano, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Mato Grosso do Sul, que oferece incentivos para se afirmar no clube dos produtores de etanol, tem aí mais um forte argumento na viabilidade do setor sucroenergético.

Nos siga no Google Notícias